Fiscalizando os equipamentos de segurança e dando suporte e auxílio ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, equipes de Assistência e de Saúde, a Defesa Civil do município de Congonhas está presente no Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos com um trabalho integrado com as demais equipes. Sua função é garantir a segurança dos romeiros e visitantes durante o período em que acontece a festa religiosa.
O diretor de defesa social, Denilson Oliveira, relata o trabalho das equipes: “Estamos fiscalizando constantemente o cumprimento das regras do jubileu. Fazemos o monitoramento do uso irregular e excessivo de equipamentos sonoros, a correta instalação dos ambulantes para garantir a circulação das pessoas e também questões de segurança como a inspeção dos extintores de incêndio instalados e orientações quanto ao uso de equipamentos potencialmente perigosos como botijões de gás e materiais com maior risco de combustão”, comenta.
Socorristas e brigadistas estão identificados com uniformes vermelhos e podem ser acionados pela população em qualquer tipo de evento relacionado a segurança ou a saúde. Segundo o diretor da Defesa Civil do município, foram instalados pontos de apoio para os romeiros em pontos estratégicos como a Praça Bandeirantes, a Romaria e ao lado da Casa Paroquial da Basílica onde são prestados serviços de assistência à saúde dos visitantes.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
• Use roupas leves
• Beba bastante água
• Cuide da alimentação dando preferência a alimentos mais leves
• Evite exposição prolongada ao sol
• Use protetor solar
• Cuidado ao transitar pela ladeira histórica (especialmente os idosos) para evitar quedas nas pedras
• Use pontos de referência para memorizar o local de estacionamento dos veículos e não se perder.
Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas