27 de abril de 2024 21:42

Alunos e professores de três municípios mineiros recebem programa educacional que vai estimular o empreendedorismo ambiental

Programa inédito na região é patrocinado pela J. Mendes através e Lei de Incentivo e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Três municípios mineiros recebem um projeto inovador que atua diretamente na educação com ênfase na consciência ambiental e práticas sustentáveis, Programa de Educação Cultural – PEC Cultura na Cidade. O projeto é voltado para alunos e professores da rede pública de ensino, é realizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos, e patrocinado pela J. Mendes através da Lei de Incentivo, e  vai passar por Itaúna, Piracema e Conselheiro Lafaiete. Ao todo, cerca de 300 professores e 2500 alunos do ensino médio e fundamental serão diretamente impactados pelo programa.

“O PEC tem por missão trazer empoderamento para esses jovens, para que sejam agentes de transformação ambiental na localidade onde vivem, e mais, vamos estimular para que empreendam, criando projetos ambientais. Acreditamos que a educação é a única base de transformação real e irreversível para um mundo mais humano e um planeta regenerado”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação ESG da NTICS Projetos.

O projeto acontece dentro das escolas públicas municipais em formato digital, em parceria com a Secretaria de Educação dos municípios e oferece oficinas durante o horário escolar. Além disso, os professores receberão uma capacitação com materiais inovadores para uso em sala de aula durante o período letivo, para que o conteúdo abordado com as crianças seja potencializado.

Durante as oficinas os alunos serão estimulados a criar projetos sustentáveis que possam ser aplicados em suas comunidades. Depois, os projetos serão expostos em uma feira e o grupo que apresentar a ideia mais sustentável e prática, será contemplado com um tablet para cada integrante, além do professor. A escolha será realizada por uma curadoria interna formada pelo organizador e patrocinador do projeto.

O PEC irá trabalhar cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, são eles: ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ODS 15 – Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

No dia 27 de setembro, será realizada uma reunião online com todos os envolvidos para apresentação do programa. No dia 29 é a vez dos professores participarem do workshop online. As oficinas para os alunos serão realizadas entre os dias 5 de outubro e 3 de novembro. O PEC Cultura na Cidade termina em 16 de novembro com a Feira de Ideias e a premiação.

SERVIÇO:

PEC Cultura na Cidade

27 de setembro a 16 de novembro

Itaúna, Piracema e Conselheiro Lafaiete

Site: www.ntics.com.br/pecculturanacidade

Sobre Ecotransforma

A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.

Sobre a NTICS

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade