Você pode estar sendo espionado! Fique atento aos aplicativos que você utiliza. Saiba como se prevenir.
Nessa última sexta-feira (7), a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, anunciou ter identificado uma lista com mais de 400 aplicativos projetados para roubar informações de login de usuários do Facebook. Os apps maliciosos que podem roubar senhas atingem usuários tanto de Android quanto iOS.
O que os aplicativos fazem?
Na coletiva de imprensa, o diretor de equipe de segurança cibernética, David Agranovich garantiu que possíveis prejudicados seriam notificados. “Vamos avisar um milhão de pessoas que podem ter sido expostas a esses aplicativos, o que não quer dizer necessariamente que tenham sido hackeadas”.
Contudo, Meta alerta usuários do Facebook sobre aplicativo criados para roubar suas senhas.
Entre os mais de 400 aplicativos maliciosos identificados no Google Play Store e na App Store da Apple, estavam apps de editores de fotos, como os que recentemente ganharam a internet transformando pessoas em desenhos animados, aplicativos de horóscopo, saúde e estilo de vida, jogos 3D, apps que concedem navegação em sites bloqueados, entre outros.
Segundo a empresa, uma vez instalados no telefone, os aplicativos solicitam as credenciais do Facebook para o usuário para que assim pudessem utilizar os recursos. “Eles tentaram incentivar o fornecimento de informações confidenciais das pessoas, para permitir que hackers acessassem suas contas”, explicou Agranovich que completou afirmando que os desenvolvedores dos aplicativos não se limitavam a senhas do Facebook.
Como se proteger:
Com a finalidade de prevenir, saiba quais são as medidas de seguranças essenciais para proteger seu Facebook e outras contas.
Para usuários do Facebook que tiveram dados roubados, algumas medidas podem ajudar a reverter a situação, saiba o que fazer:
- Primeiramente, tenha diferentes senhas para cada aplicativo;
- Logo depois, crie senhas fortes utilizando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, dispense datas de aniversário ou nomes de pessoas;
- Utilize a autenticação em dois fatores, 2FA;
- Utilize um gerenciador de senhas para armazenar suas credenciais.
- Além das medidas que você usuário pode ter, em nota divulgada, a Meta afirmou estar tomando as devidas providências. “Relatamos nossas descobertas à Apple e ao Google e estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprender mais como se manterem seguras e protegerem suas contas”
FONTE AGENDA FINANCEIRA