1 de maio de 2024 21:28

Bioquímica da região se destaca em pesquisa e descobertas no Brasil

Nem todo herói usa capa!!! A Dra. Samara Latgé é Bioquímica formada pela Universidade Federal de Viçosa onde fez mestrado e Doutorado na Fiocruz. Trabalha no LABFISI há alguns anos, sendo a responsável técnica por uma das maiores criações de flebótomos do mundo. O LABFISI fornece insetos para mais de 30 grupos de pesquisa no Brasil e em outros países, incluindo serviços de diagnóstico das Secretarias de Saúde.
Além de gerenciar a criação de flebótomos, a Dra. Latgé orienta alunos e conduz projetos de pesquisa, a maioria relacionados à digestão de açúcares nesses insetos. Ela participou do projeto genoma dos flebotomíneos Lutzomyia longipalpis e Phlebotomus papatasi e fez descobertas importantes, como a manipulação da digestão de sacarose do inseto pelo parasito Leishmania, o que a princípio ocorre em função da necessidade do parasito de obter energia a partir da dieta do inseto.

É a primeira vez que se descreveu esse tipo de regulação nessas enzimas de flebótomos. Além disso, a Dra. Latgé vem realizando pesquisas sobre o mecanismo que os insetos usam para digerir as altas concentrações de sacarose no néctar, e nos últimos anos vem desenvolvendo iscas açucaradas inseticidas a partir de compostos naturais. As descobertas da Dra. Latgé permitirão o desenvolvimento de novos inseticidas e novos compostos anti-parasitários, mais eficazes e menos agressivos ao meio ambiente.
Parabéns Samara!!! Viva a Ciência Brasileira!!! Para orgulho da região ela é filha do ex-prefeito de Casa Grande, Tonho Costa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade