A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Educação, reforça a importância de aproximar a literatura da comunidade escolar. A prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita, além de diversos outros benefícios.
O projeto “Leia um Livro! Deixe-se levar, um novo mundo você vai encontrar!”, potencializa ainda mais o conceito da leitura a partir das “Sacolinhas Literárias”. Os estudantes matriculados nas escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental (do Berçário ao 9º ano) terão a oportunidade de levar para casa um conjunto de livros com diferentes temáticas e gêneros literários para que sejam apresentados para toda a família. A leitura dos livros será estimulada nas salas de aula por meio de atividades interdisciplinares, em parceria com as famílias, no decorrer do ano letivo.
O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, participou da entrega das primeiras “Sacolinhas Literárias” e enfatizou a necessidade de estimular a leitura na rede de ensino. “O ato de ler transforma as crianças e a Prefeitura apoia projetos que favoreçam a proximidade dos alunos e familiares com os livros”.
O secretário de educação, Rodrigo Mendes, explica que “com a sacolinha literária, cada escola, além das famílias poderão desenvolver um trabalho favorável à utilização dos livros pelos alunos, objetivando o acesso a um material de qualidade e o desenvolvimento do hábito de ler também como forma de lazer, aproximando a comunidade escolar da literatura”.
A coordenadora de área, Elisângela Pereira da Fonseca Lopes, lembra que “é preciso e fundamental dar acesso à literatura. A sacolinha literária é uma grande oportunidade oferecida aos alunos da rede municipal para incentivar a formação de leitores e estimular o hábito da leitura entre crianças, adolescentes e família”.
Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Arquivo SEMED