30 de abril de 2024 08:49

Bombeiros combatem cinco grandes incêndios em vegetação na tarde desse domingo

O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi acionado, na tarde deste domingo, dia 16, para o combate a incêndios em vegetação em cinco localidades distintas. No primeiro dos casos, um grande terreno estava em chamas no Bairro Urias Barbosa de Castro. De acordo com o Sargento Ângelo, chefe da equipe que atendeu as ocorrências, “além da vegetação incendiada, havia também a presença de lixo e entulho”.

Um segundo incêndio queimou cerca de 10.000 metros quadrados de área verde nas proximidades do Parque Museu Casa de Marcier, no bairro Monte Mário.

Em seguida a este atendimento, os militares foram acionados para combater outro foco que ameaça uma área de preservação ambiental conhecida como Sericícola, no Bairro Roman. Sobre esta ocorrência, o Sargento Angelo Castro afirma que “a rápida intervenção fez com que o incêndio não atingisse a mata fechada, onde os prejuízos ambientais seriam ainda maiores”. Foram consumidos cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação diversa (arbustos e vegetação rasteira). Em todos estes sinistros, foram utilizados abafadores, mochilas costais e técnicas de combate a incêndio florestal.

O quarto chamado referente a incêndio em vegetação foi para combater um foco em bambuzal ameaçando uma residência na Avenida Sanitária, logo atrás do Fórum em construção. Nas palavras do Sargento, “a ação dos bombeiros foi fundamental para proteger a residência, tendo em vista a proximidade das chamas, altura da vegetação e falta de aceiro ao redor do imóvel. Nesta ocorrência, foi utilizada a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e montado o estabelecimento com mangueiras e esguicho. Foram consumidos cerca de 4000 litros de água para debelar totalmente as chamas.

Já em Ponte do Cosme, o incêndio tomou conta de um pasto e queimou cerca de 01 hectare de área. O Corpo de Bombeiros alerta que provocar incêndio em matas ou florestas é crime. Portanto, se você presenciar alguém colocando fogo de forma proposital, denuncie no 190 (Polícia Militar) ou no 193 (Corpo de Bombeiros). Equipe que realizou os combates: Terceiro Sargento Angelo Castro e Cabo Coutinho

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade