30 de abril de 2024 11:51

Inclusão: em projeto pioneiro, PMCL inaugura núcleo assistencial para atender 300 crianças e adolescentes com deficiência

Secretário de Saúde, Darci Tavares, exalta conquista e aponta para reformas de postos e construção da UPA em prevista para final de 2023

Uma grande obra e uma grande conquista com a marca de inclusão social. A prefeitura inaugurou nesta manhã (2), o Núcleo Municipal Especializado em Reabilitação Infantil Dr. Tabajara de Carvalho, situado à Rua Afonso Pena 110, na área central de Lafaiete. O espaço, pioneiro na Macro Centro Sul que reúne mais de 50 cidades, vem atender as crianças e adolescente com deficiência nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia assistência social, psicologia, terapia ocupacional, reabilitação física com atuação de 14 profissionais e a descentralização e de estruturação da rede de atenção psicossocial infantil.

O local foi totalmente equipado para atender uma demanda de 300 pessoas do público diagnosticado com patologias que demandam estimulação intelectual, sensorial ou motora, como autismo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, síndrome de Down, microcefalia, entre outras. O centro é um serviço inovador, com tratamento diferenciado e de referência em atendimento humanizado e individualizado, realizado por uma equipe multidisciplinar. A porta de entrada aos serviços será através das unidades de saúde, como EFF’s, postos, Caps, etc.

A manutenção do Centro será custeada pela prefeitura mas a intenção é credenciar o serviço no SUS com referência regional. “Isso representa um esforço conjunto da equipe de profissionais”, ressaltou Diana Fidelis, Diretora da Atenção Especializada.

Renato Soares, Superintendente Regional de Saúde ressaltou a importância do centro na rede de assistência, tão carente de políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência. “É um marco para Lafaiete e em breve vamos credenciar este serviço para micro região”.

“Este centro é uma excelência em favor das pessoas com deficiência. Me sinto orgulhoso desta inauguração estando a frente da secretaria e quero compartilhar esta alegria com todos aqui”, relatou Darci Tavares, Secretário Municipal de Saúde que já prepara diversas obras que marcarão sua gestão à frente da pasta como a UPA e a reforma de postos.

Sala de estímulos

Outro avanço é a criação da moderna sala de estímulos sensoriais com equipamentos favorecem a utilização de materiais específicos, além da presença de outros alunos, o que torna o momento mais divertido e interativo. Com isso, a prática diária de atividades sensoriais tende a ajudar na estimulação das crianças.

Homenagens justas

A cerimônia foi carregada de simbolismo em função do nome da clínica, referência ao pediatra Tabajaras Carvalho, figura exemplar em Lafaiete e dedicada a medicina integral. O dentista, Robson Carvalho, agradeceu emocionado as homenagens e lembrou as virtudes e qualidades de seu pai. Tanto o Secretário municipal de Saúde, Darci Tavares, como o prefeito Mário Marcus, fizeram referência ao pediatra que marcou a medicina em Lafaiete e região dedicando com louvor e abnegação a profissão como também as causas sociais e humanitárias. “Ele exercia uma medicina integral”, rememorou Robson.

Outra homenageada a terapeuta ocupacional, Rosani Maria da Silva, idealizadora do projeto. Ela recebeu flores, homenagens e foi aclamada pelo público e pelos profissionais de saúde. O centro foi planejado e concebido há mais de 9 anos e é um antigo sonho de Rosani na inclusão social e promoção da pessoa com portadora de deficiência.

Melhorias na saúde

Em sua fala, o Superintendente Regional de Saúde reconheceu que Lafaiete não tem uma estrutura adequada e compatível com a demanda de atendimento e discorreu sobre o hospital regional, a UPA e mais investimentos no setor.

O Prefeito Mário citou esforços para fortalecer a saúde como também criticou a falta de UTI e fragilidade do setor para ampliar o atendimento. “É fácil criticar mais precisamos um olhar diferenciado para Lafaiete. Os leitos de UTI são os mesmos de 20 anos e perdemos hospitais nos últimos 40 anos. Estamos em contato direto com o Governo de Estado para ampliar a estrutura de nossa saúde. Temos um vazio assistencial, mas estamos empenhados em mudar esta realidade”, analisou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade