2 de maio de 2024 18:46

Glaycon comemora mais uma etapa para a conclusão do Hospital Regional

O deputado estadual Glaycon Franco comemorou a realização da reunião de licitação dos projetos e obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, pelo que tem lutado desde o início de seu mandato na Assembleia de Minas.

Seu principal esforço foi a inclusão da obra na Lei estadual 23.830, de 28 de julho de 2021, que abriu crédito no orçamento do estado para destinar os recursos da indenização a ser paga pela Vale S.A., em razão dos danos causados pela tragédia de Brumadinho. “Sem esse recurso dificilmente conseguiríamos ver o sonho do Hospital Regional concretizado”, salientou Glaycon Franco.

No último dia 8 de novembro, na sede do DER/MG, em Belo Horizonte, foi realizada mais uma etapa do processo licitatório. Na ocasião, habilitaram-se oito empresas e consórcios apresentando propostas. O processo obedece às regras do Edital n. 106/2022.

O trabalho a ser realizado pela empresa vencedora será o de execução dos serviços de conclusão da construção do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, com a elaboração de projetos básicos e executivos e demais serviços conexos necessários à conclusão e operação do hospital. O valor da contratação, até o momento, é de cerca de 31,5 milhões de reais.

O Secretário de Estado de Saúde, em visita a Conselheiro Lafaiete na manhã do dia 10, esclareceu que o início das obras deve ocorrer em janeiro de 2023 e a sua conclusão está prevista para dezembro de 2024.

Glaycon comemorou, afirmando que “é uma luta grande. Não foi fácil incluir nosso hospital na lei que destinava os recursos da indenização da Vale por causa da tragédia de Brumadinho. Mas, com a ajuda de meu partido, conseguimos. O recurso está garantido em Lei. O processo está caminhando com muita responsabilidade e acompanharemos todo o processo até o início das operações do Hospital Regional.”

Pelos planos aprovados pela CIB-SUS, o hospital oferecerá serviços como atenção especializada em oftalmologia, endocrinologia, bucomaxilofacial, alta complexidade ao indivíduo com obesidade, urologia, angiologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia neurológica, cirurgia pediátrica, clínica médica neurológica e cardiológica, alta complexidade em ortopedia, assistência a grandes queimados, abordagem à hemorragia digestiva alta, incluindo endoscopia diagnóstica e terapêutica. A unidade ainda contará com leitos de UTI adulto tipo II e ambulatórios de doenças cardiológicas e respiratórias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade