27 de abril de 2024 21:36

Prefeitura faz alerta sobre aumento expressivo de casos de COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS – informa a população que houve aumento expressivo de casos confirmados de pessoas infectadas por Covid-19 nos últimos dias, no Brasil, na região e também no Município.

A Secretaria de Saúde reforça que está em alerta e monitorando os dados epidemiológicos, sendo que estes ainda não são alarmantes, porém, preocupantes, pois muitos profissionais da área de Saúde pública já foram afastados com suspeita ou confirmação da infecção pela doença. Este fato, sim, preocupa todo o setor, já que algumas unidades podem sofrer alteração no seu funcionamento, impedindo consultas e exames já agendados. A SMS está, neste momento, priorizando os atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios.

A medida mais efetiva contra a Covid-19 é a vacinação. Porém, a Secretaria de Saúde alerta que a procura pelas doses de reforço têm sido muito baixas, o que pode ocasionar futuros casos graves. Assim, a orientação é para que o cidadão que ainda não tomou nenhuma dose ou está com o esquema vacinal incompleto procurar a UBS de sua referência para agendamento. Este será direcionado para uma das UBS’s tipo 2 do Município que terão os frascos de doses abertos.

As pessoas dentro das faixas etárias que ainda não foram convocadas para vacinação, caso das crianças menores de 5 anos de idade, devem continuar aguardando, pois as vacinas são encaminhadas pelo governo federal aos estados e estes aos municípios. Porém, há desabastecimento neste momento, em todo o país, para este grupo.

A Secretaria de Saúde orienta ainda para redobrar atenção quanto ao uso correto das máscaras faciais, cobrindo boca e nariz, e a higienização das mãos, lavando constantemente com água e sabão e/ou utilizando álcool 70%.

A Secretaria de Saúde de Congonhas pede atenção de toda população e agradece pela compreensão.

Confira aqui as Unidades Básicas de Saúde tipo 2 em Congonhas:
UBS Dom Oscar;
UBS Profeta;
UBS Ideal/Jardim Andreza.

Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade