28 de abril de 2024 11:18

Congonhas torna obrigatório uso de máscara em todo serviço de saúde

Devido ao aumento de casos da Covid-19 no município de Congonhas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde em conjunto com o COE – Centro de Operações de Emergência – COVID, informa que será obrigatório o uso de máscaras em todo o serviço de saúde.

A pandemia da covid-19 permanece e os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus devem ser mantidos e a máscara continua sendo um dos métodos mais efetivos. Para evitar maior incidência de casos na cidade os estabelecimentos de farmácias, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas e de serviço de saúde, o uso de máscaras, torna-se obrigatório.

Mesmo o item ser obrigatório nesses locais, casos de pacientes que chegam às unidades de saúde sem máscara e insistem em permanecer assim, aumentaram, causando episódios de desconforto entre funcionários e demais pessoas. A ação, nestes casos, é de orientação para que o uso do acessório seja seguido.

A Superintendente de saúde, Ana Paula, explica que a situação está se tornando recorrente e preocupa. “A unidade de saúde ou estabelecimentos ligados à área médica é, naturalmente, o local onde a possibilidade de circulação de vírus, dos mais diversos, é maior. Por isso a importância de todos usarem máscara sempre. É um meio de proteção para os pacientes, para os funcionários e toda a comunidade”, concluiu.

O secretário municipal de Saúde, Allan Falci, reforça a importância de seguir as orientações. “O uso de máscaras faciais vem sendo indicado pela OMS como parte integrante do conjunto abrangente de medidas a serem adotadas para controlar e evitar a disseminação do vírus. Em ambientes médicos e hospitalares esse uso é primordial”, pontua.

Foram confirmados 54 novos casos de Covid em Congonhas na semana de 13 a 19 de novembro e 82 casos suspeitos estão em monitoramento. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda que todos mantenham o seu quadro vacinal completo e em dia. Vacinas estão disponíveis nas UBS’s de Congonhas. Elas evitam quadros graves da doença e salvam vidas. Junto com a imunização, fazer uso da máscara cobrindo o nariz e a boca e evitar aglomerações, especialmente em casos de sintomas gripais, são importantes medidas para evitar o contágio e manter a saúde de cada pessoa. Ao sentir os sintomas da doença, antes de procurar os serviços de saúde, ligue para a UBS de sua referência.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade