19 de abril de 2024 16:34

Professor fala sobre o racismo e a importância do ensino da cultura afro nas escolas

O professor Doutor Sheldon Soares, que leciona história na Escola Estadual Napoleão Reis, participou na noite de terça feira (22) da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (MG). Citando o líder sul-africano, Nelson Mandela, Sheldon discorreu sobre a importância da implantação do ensino da cultura afrodescendente nas escolas, conforme preceituado pela Lei Federal nº10.639.
Sheldon citou os ataques sofridos pelos negros, simplesmente pela cor de pele. Conforme dados levantados entre 2020 e 2021, mais de 6,1 mil crianças e jovens pardos ou negros foram assassinados e mais de 1,7 milhões crianças entre 4 e 12 anos, em sua esmagadora maioria negras, viveram sob condições análogas a escravidão. Outro dado foi de que mais de 113 mil negros perderam suas vidas, sendo parte por Covid-19, além das mães mortas por feminicídio.
Sheldon se referiu aos racismos simbólico e cognitivo presentes nas escolas inclusive nos próprios livros didáticos e na instrumentalização da educação. “A lógica do racismo se opera na escola e na sociedade”, assinalou.


O Professor também citou o fato de que, nas escolas, a temática Negra e história da África são tratadas no final do ano letivo, tendo o desenvolvimento do conteúdo prejudicado pela falta de tempo, em detrimento da história européia. Outra citação foi ao genocídio a cultura negra, com o apagamento da história.
Em sua fala durante a palavra franca, o Vereador Eustáquio Cândido da Silva (PV) citou que a cultura negra é apagada nos livros e na educação. “Sinto-me a vontade nesta Casa inclusive tenho apoio de meus colegas e saber que esta história não pode morrer. Na abertura da Copa do Mundo vimos tambores e atabaques e por que nas nossas escolas não é implantado o ensino da nossa cultura?”, questionou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade