27 de abril de 2024 12:31

Melhoria da iluminação pública em Congonhas

A Prefeitura de Congonhas acredita que uma iluminação pública de qualidade é necessária para que as pessoas possam circular com tranquilidade pelo município. Além de diminuir os casos de violência nas ruas e aumentar a segurança no trânsito. Para reforçar essa importância, a Secretaria de Obras e Infraestrutura trabalha durante todo o ano com as substituições das lâmpadas obsoletas, que são as de vapor de sódio e vapor de mercúrio, por lâmpadas de LED. Todos os bairros de Congonhas serão contemplados com a modernização da iluminação pública.

Vila José Marques, Vila Cardoso, São Luiz, Cidade Jardim, Leopoldino Barbosa, Joaquim Murtinho, Santa Mônica, Residencial Gualter Monteiro, Lucas Monteiro, Barro Preto, Cristo Rei, Dom Oscar já foram contemplados com a nova iluminação nas ruas urbanas. Posteriormente, as localidades do Pires, Casa de Pedra, Primavera, Consolação, Eldorado, Grand Park e Rosa Eulália receberão o trabalho de troca da iluminação.

De acordo com a técnica em edificações da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Geomara Campos, “os serviços de iluminação pública são essenciais para a qualidade de vida da comunidade. São de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da cidade e constituem um dos vetores mais importantes para a segurança pública, no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade. Além disso, valorizam e ajudam a preservar o patrimônio urbano, embelezam o bem público e propiciam a utilização noturna com atividades de lazer, comércio, cultura e outras”.

Ela ainda reforça que “a iluminação pública é um importante ativo de uma administração pública. Por meio de uma correta iluminação uma cidade torna-se mais segura e transitável, além de motivar indiretamente o comércio local noturno da cidade e propiciar mais qualidade de vida aos cidadãos congonhenses”.

Residencial Gualter Monteiro

O bairro Residencial Gualter Monteiro recebeu a melhoria da iluminação pública recentemente. O presidente da associação do bairro, Warley Ferreira Costa, conta que era uma solicitação antiga dos moradores da localidade. “A substituição das luzes no bairro Residencial foi muito importante pois trouxe mais segurança e mais dignidade para os moradores. As ruas estão mais claras e essa melhoria era um desejo antigo que a nova gestão conseguiu atender. A troca por luzes de LED impacta diretamente de forma positiva na comunidade, que está satisfeita com essa intervenção”.

A moradora do Residencial, Maria Dolores dos Santos, enfatiza que “o principal benefício dessa mudança da iluminação em nosso bairro foi para a nossa segurança. As ruas estão bem mais claras e com isso melhorou a nossa visualização, o que consequentemente nos deu mais tranquilidade para transitarmos no período noturno”.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade