11 de maio de 2024 21:00

Prefeitos e lideranças visitam as novas instalações do maior e mais sustentável frigorífico da região

Depois de 4 anos de obras, entra em operação no primeiro trimestre de 2023, faltando apenas uma autorização sanitária, o SIR (Selo Inspeção Regional), emitida pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), o mais moderno equipamento da região do Alto Paraopeba de abate de animais (suínos e bovinos) para o consumo humano, totalmente adequado dentro da normas sanitárias e de abate humanizado conforme portaria 365 de 16 julho de 2021.
A planta industrial situa-se na MG 030, próximo ao trevo da BR 040,no distrito de Lobo Leite em Congonhas (MG). Agora com novo nome é marca registrada “Carne Forte” será um divisor de água em termos de saúde pública proporcionando mais qualidade de vida a população de Congonhas e Região.


Visita


Na tarde de ontem (6), prefeitos e lideranças, através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), que integra mais de 25 municípios, visitaram o novo empreendimento e conheceram de perto as novas estruturas prepara para o abate diário de m
animais e que vai gerar cerca de 50 empregos diretos e indiretos. Os prefeitos foram recebidos com um farto almoço regatado a carne.
O empreendimento
O empreendimento conta com modernos equipamentos de refrigeração e de abate humanizado totalmente coberto e portas com cortinas de ar na área da Indústria para evitar a entrada de poluentes e insetos visando garantir a qualidade e higiene dos produtos.
Os empreendedores aguardam a obra de acesso ser realizada pela prefeitura como também a licença ambiental, já em fase final de análise na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Empreendimento sustentável

O novo frigorífico vai resolver o problema de saúde pública e cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público e a Prefeitura em gestão passada acabando assim com o abate clandestino e maus tratos aos animais.
Sustentável
O empreendimento é totalmente auto sustentável, iniciativa pioneira na região e funciona com sistema de biodigestores, sem lagoa, para tratamento do resíduos.
Os efluentes sanitários serão tratados em estação de tratamento própria e o biodigestor de alta tecnologia produzirá energia para a caldeira do empreendimento como também matéria prima para fertilizantes e gel fertilizantes (usado na produção hortaliças hidropônica).
O empreendimento passará pela fiscalização do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) para emissão do SIR (Selo Inspeção Regional), última etapa antes do pleno funcionamento.
Um veterinário do órgão fiscalizará e atestará a qualidade dos animais para o abate. Nesta fase, o frigorífico vai gerar 50 empregos diretos e contratação será via Sine.
O empreendimento tem importância econômica, social e ambiental decorrentes da implantação do frigorífico foram destacadas. Os empreendedores apostam no potencial econômico da região vislumbrando novos investimentos para a ampliação do frigorífico nos próximos anos .
As autoridades agora podem combater o abate clandestino ,maus tratos animais, furtos e sonegação fiscal e poluição do meio ambiente sem comprometer o abastecimento de Carnes na nossa região.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade