28 de abril de 2024 05:28

Após restauro, Catedral Basílica Metropolitana de Mariana será reaberta

É com enorme alegria que a Arquidiocese de Mariana celebrará os atos civis e religiosos de reabertura da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana. A data de entrega da Catedral, com as obras concluídas, para a Arquidiocese e para a comunidade, foi definida em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na pessoa do Pároco e Reitor, Padre Geraldo Dias Buziani, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na pessoa do seu representante no escritório de Mariana João Paulo Martins.
Para marcar este momento tão esperado pela comunidade marianense, a Arquidiocese, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e o Iphan, contando com o apoio também da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mariana organizaram a seguinte programação:
15/12 – Quinta-feira
16:00 – Coletiva de imprensa na Catedral
17:00 – Ato civil de entrega, por parte do IPHAN, das obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos da Catedral Metropolitana de Mariana para a Arquidiocese. Após esta data, a Catedral ainda permanece fechada para ser adequadamente preparada para as celebrações religiosas do dia 23/12.

“É muito significativo celebrar a primeira missa na Catedral, tendo sido concluídas as obras de restauração, justamente na noite de Natal, no dia 24 de dezembro. Vamos entrar no mistério do Natal e, fisicamente, como comunidade paroquial e arquidiocesana, entraremos na casa do Senhor, templo santo, onde fazemos a experiência do encontro com Deus. É muita alegria para todos nós. Preciosa é a Sé de Mariana. Um tesouro de fé cristã e importante patrimônio artístico, histórico e cultural que devemos amar, cuidar e preservar”.
Padre Geraldo, conclui, manifestando o convite para que toda a comunidade possa participar de tais atos comemorativos, convocando para o empenho de todos e o esforço na continuidade de ações necessárias para o cuidado com este templo. Segundo ele, ainda é preciso implementar a restauração das 27 imagens que compõem o acervo da catedral, trabalho que contará com verba aprovada pelo COMPAT, e também a continuidade com as obras de restauro do órgão Arp Schnitger.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais