28 de abril de 2024 14:38

Natal Tiradentes ilumina cidade histórica e encanta visitantes

Pequena e aconchegante, cidade de Tiradentes se prepara para quarta edição do evento, entre 11 de novembro e 25 de dezembro

A magia natalina está tomando as ruas históricas e culturais de Tiradentes. Em sua quarta edição, o Natal Tiradentes prepara uma programação rica em projeções, intervenções artísticas e momentos de lazer com personagens caricatos como o Papai Noel, entre 11 de novembro e 23 de dezembro

Tudo isso além do que normalmente Tiradentes oferece aos turistas. Bares, restaurantes e até prédios históricos da cidade se envolveram num mundo de luz, alegria e encantos, para receber turistas de todo Brasil. A Expectativa é de que cerca de 60 mil pessoas visitem a cidade para assistir as eventualidades.

“Este ano preparamos uma edição intimista para que o visitante consiga viver a cidade de Tiradentes e, ao mesmo tempo, possa abraçar a energia natalina. Queremos que as pessoas sejam parte do evento e queremos que esse encontro deixe a sensação de união, sentimento que talvez possa ter ficado um pouco de lado nos últimos meses. Agora é a hora de segurarmos a mãos uns dos outros e propagarmos nossa felicidade”, salienta Gabriela Barbosa, produtora do evento.

Muito além de apenas cultural, o evento faz uso da economia criativa para valorizar e representar a identidade do povo tiradentino. “Todo o material que temos usado para a decoração é produzido por artistas da cidade. Desta forma, colocamos nossa gente para trabalhar e a própria economia girar, o dinheiro volta para nossas mãos e acabamos movimentando a máquina de negócios da nossa própria cidade. Além disto, todo tipo de serviço, como a contratação de eletricistas, manutenção e receptivo é feito exclusivamente com colaboradores locais”, esclarece o produtor Luiz César Costa.

Além da interação entre artistas e evento, bares e restaurantes da cidade também aderiram o movimento e estarão ofertando pratos típicos e jantares personalizados para quem quiser embarcar numa viagem gastronômica de natal. Cerca de 15 estabelecimentos ofertam tal programação. A lista de parceiros pode ser visualizada no site do Natal Tiradentes. Já no dia 24 de dezembro, estes locais promovem uma ceia de natal para quem desejar ficar na cidade até véspera de natal.

Todo esse trabalho cruza no Largo das Forras, considerado a principal casa do Natal Tiradentes. A praça foi adaptada para receber todas instalações que completam a programação fixa do evento, distribuída sempre entre sexta-feira à domingo, até a data que antecede o natal. No local, pode-se observar a Árvore de Natal de sete metros, rodeada por enfeites e iluminação especial.

É neste espaço que está instalada a Casinha do Papai Noel, onde a figura encontra os entusiastas para fazer fotos, em dois turnos de horários: 12h às 15h e depois 19h às 20h. Da sacada, o Bom Velhinho prepara um show entusiasmado, repleto de interações e dinâmicas para envolver os espectadores.

As tradicionais projeções natalinas não ficaram de fora desta edição. Também no Largo das Forras, a Capela Senhor Bom Jesus da Pobreza será um painel para exibição de imagens encantadoras. “As imagens retratam a figura do Pai Noel em diferentes momentos, além de doces e outros estereótipos da festividade misturados as típicas construções das cidades histórias de Minas Gerais”, explica Lúcio Barbosa, produtor do evento.

Também em virtude da programação, artistas locais vão às ruas da cidade para cortejos e intervenções artísticas. A programação contempla uma Parada de Natal, com personagens como as pastorinhas e a Banda Ramalho, grupo local com bastante influência na região, encantado os espectadores com canções natalinas.

Aos sábados, o Quinteto Bravíssimo, toma o coreto do Largo das Forras para um show embalado a clássicos desta época do ano. Outra participação digna de destaque é do Teatro de Pedra que apresenta um desfile oferecido pelo Tiradentes em Cena, em comemoração a edição especial 10 anos. O encontro parte da Igreja do Rosário rumando o Largo das Forras

Quem também dá as caras é o grupo Gê Lara, Uirapuru Canto Livre, que receberá convidados para uma cantata de natal baseada em grandes clássicos sazonais. O Papai Noel é outro que arrasta a multidão em encontros por cantos diferentes da cidade.

“O Natal Tiradentes é um espaço para toda a família, com certeza. Quem visitar a cidade nesta época, certamente terá ao menos um encanto para viver aqui. Além, é claro, das incontáveis belezas naturais, locais históricos e todo emaranhado de atrativos oferecidos por nossa terra. Visitar Tiradentes já é uma dádiva. Visitar Tiradentes no natal, então, é uma experiência única”, convida Marcus Barbosa, produtor do evento.

Toda programação atualizada e demais atrações podem ser encontradas no site (https://nataltiradentes.com.br/) e pelo Instagram (https://www.instagram.com/nataltiradentes/) do evento. O Natal Tiradentes é um apresentado pela CEMIG e pelo Mart Minas e tem patrocínio da Prefeitura de Tiradentes SicoobDivicred, Vilma Alimentos e AMG Brasil. A produção geral é do Praça em Movimento e do Luth Produções. Conta ainda com apoio da Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Polícia Militar, Câmara Municipal de Tiradentes e Comtur.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade