27 de abril de 2024 04:08

Governo Municipal traz pra Congonhas um dos melhores programas de melhoramento genético do país

Graças ao empenho do governo municipal, um dos maiores programas de melhoramento genético de país, o Programa Mais Pecuária Brasil, chega aos produtores rurais de Congonhas. O técnico da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) deu início aos trabalhos de inseminação artificial do rebanho bovino na fazenda Santa Cecília, que fica na comunidade do Monjolos. E estes trabalhos devem chegar, de forma totalmente gratuita, a diversos sítios e fazendas do município.

Todo o processo é realizado por um veterinário especializado. Primeiro é realizado o ultrassom para certificar que as matrizes não estão prenhas. Depois são administrados hormônios que induzem a ovulação. Alguns dias depois o procedimento é finalizado com a inseminação dos animais.

E tudo isso a um custo zero tanto para o município quanto para o produtor que ganha com a tecnologia genética a possibilidade de aumentar a produção do rebanho de corte e de leite, ajudando a gerar mais renda no campo.

“Este programa é um marco histórico do nosso governo e também para os produtores. será possível desenvolver o setor de agropecuária trazendo alta tecnologia e qualidade na inseminação. Nós já temos um programa de inseminação no município, mas com essa parceria com a CONAFER, conseguimos ampliar e dar maior performance para o programa conseguindo garantir a qualidade do processo e caso a inseminação não aconteça, o processo é reiniciado”, comenta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Congonhas, Ana Gabriela Dutra.

A tecnologia utilizada pela empresa Alta Genetics, líder mundial no segmente de inseminação artificial proporciona o aumento de produção de arrobas por hectare, melhora a fertilidade, aumenta a eficiência alimentar e a resistência a doenças.
A expectativa do produtor Luiz Carlos de Paula, dono da fazenda e da fábrica de laticínios Santa Cecília, que há anos fornece leite, queijo minas e mussarela é de aumentar a produção para suprir a demanda da fábrica. “Espero aumentar a produção pra suprir a fábrica e não precisar comprar [matéria-prima]. Trabalhar só com o produto nosso pra realmente ter mais confiança do que a gente está produzindo”.

Segundo o Diretor de Desenvolvimento Rural do município, João Paulo Monteiro, programa tem um prazo determinado para acontecer. “O prazo é de um ano e pode ser estendido até quatro anos com uma capacidade de inseminação de 100 vacas por mês, totalizando 1200 vacas por ano”, comentou João que foi o responsável por trazer o Mais Pecuária Brasil para Congonhas.

Produtores rurais interessados em participar do programa Mais Pecuária Brasil podem se cadastrar na Diretoria de Agricultura que fica na Avenida Getúlio Vargas, 69 (Fundos). – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3731-3789 e 3731-3302.

Reportagem e fotos por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade