27 de abril de 2024 11:10

Bombeiros realizam supressão de árvores com risco iminente de queda

O Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena foi acionado, via 193, nesta tarde de quarta-feira, 04, para efetuar vistoria em alguns pinheiros de grande porte com risco de queda.
Ao chegar ao local, a guarnição pôde constatar tratar-se de 4 pinheiros-bravo (pinus pinaster), medindo cerca de 25 metros de altura cada um. Eles estavam localizados à beira de um talude que apresentava deslizamento de terra causado pelo excesso de chuvas. As 4 árvores apresentavam raízes expostas devido aos movimentos de massa do talude.

No local, havia vestígios de uma árvore menor que sofreu queda na noite anterior. Era possível observar uma pequena inclinação das referidas árvores para o lado da rua, ameaçando a fiação elétrica e 3 residências. Foi constatada, então, a iminência de queda das 4 árvores. Por se tratar de uma propriedade privada, foi necessário solicitar à proprietária permissão para adentrar no terreno.
A área foi devidamente isolada e as equipes, utilizando equipamentos de proteção individual, motosserras, cordas, aparelho TIFOR e uma escada prolongável, realizaram as ancoragens e a supressão total das 4 árvores. O produto do corte ficou acondicionado num local adequado. O Corpo de Bombeiros Militar orienta a acionar o 193 e solicitar uma vistoria caso perceba algum risco iminente de queda de árvores.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade