Desde o ano passado, o YouTube adotou algumas medidas de desmonetização. Entenda quais foram e quais são os tipos de canais mais afetados.
Desde o dia 30 de novembro de 2022, o YouTube aumentou a desmonetização de vídeos que exibem cadáveres sem fins educacionais. Tais como aqueles que reproduzem violência contra pessoas com o objetivo de atrair a atenção do público.
Vídeos que exibem cenas gráficas de uso ou venda de drogas e muitas palavras chulas ou ofensivas também integram a medida adotada pelo YouTube.
Determinou-se também que os vídeos com esse tipo de conteúdo não devem reproduzir cenas de violência nos primeiros oito segundos.
O que essa desmonetização significa?
A monetização se dá quando o criador do conteúdo, proprietário do canal, recebe uma quantia pelos anúncios exibidos em seus vídeos.
Para que possa ser monetizado, o canal deve atingir pelo menos 10 mil visualizações totais e manter ao menos 4.000 horas de visualização anual. Além disso, é preciso ter o mínimo de mil inscritos.
O valor recebido na visualização das propagandas é dividido entre o YouTube e o dono do canal. Desse modo, ele e é uma fonte de renda para muitos youtubers.
Essa desmonetização implicará diretamente, e negativamente, no valor que os donos dos canais que exibem tais conteúdos irão receber.
Quais tipos de canais mais sofrem com a desmonetização do YouTube?
Os canais que mais foram prejudicados financeiramente por causa de seus conteúdos foram aqueles voltados a jogos. Sobretudo, aqueles que compartilham os gráficos e fases do jogo The Callisto Protocol. O jogo é recente e está atraindo a curiosidade dos gamers.
Contudo, os vídeos sobre o The Callisto Protocol tem um alto padrão violento. Dentre as maneiras de assassinar os inimigos, que são criaturas espaciais, estão a decapitação e os desmembramentos.
Por isso, os conteúdos sobre o jogo em questão estão sendo desmonetizados. Mas o prejuízo é apenas financeiro, o canal não sofre impacto em suas visualizações e ainda podem continuar com as propagandas pagas.
Canais do YouTube voltados para jogos, como Grand The Auto (GTA), Dead Space e God of War são outros exemplos de desmonetização.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL