28 de abril de 2024 12:47

Susto e medo: prédio de 4 andares desabafa e bombeiros evacuam casas

Corpo de Bombeiros Militar em Barbacena empenhou várias equipes em grave ocorrência no município de Cipotânea, felizmente, sem vítimas feridas ou fatais

No fim da tarde deste domingo, dia 29 de janeiro, por volta das 17h30, os militares receberam o chamado do desabamento via central 193 em Cipotânea. Imediatamente vários militares se deslocaram para o local, onde um prédio teria desabado, não havendo inicialmente a informação precisa se havia vítimas ou não; fato que só foi confirmado no local, a partir do estudo da situação, entrevista com transeuntes, demais órgãos públicos, moradores e o proprietário do imóvel.

No prédio colapsado, havia em seu pavimento térreo uma fábrica de buchas vegetais, que estava fechada no momento dos fatos. E seus andares superiores ainda estavam em fase final de acabamento em sua alvenaria, e, por isso, sem moradores nem trabalhadores. Ao chegar lá especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas estabeleceram o perímetro de segurança e fizeram uma longa e arriscada varredura preventiva sobre os escombros e seu entorno, para se certificar de que realmente não havia vítimas.

Tão logo essa fase fosse superada, os militares se mobilizaram e trabalharam em conjunto com a Polícia Militar e a Defesa Civil do Município para vistoriar as edificações vizinhas que também foram afetadas, pois a causa do desastre foi a movimentação (escorregamento) de um talude localizado aos fundos dos imóveis.

Todo esse trabalho envolveu a evacuação de cerca de 45 pessoas, somente pelo Corpo de Bombeiros. Segundo dados da Prefeitura, em um levantamento inicial, 13 imóveis foram evacuados, cerca de 80 pessoas no total foram afetadas, sendo muitas delas desabrigadas e realocadas em moradias sociais custeadas pelo município.

Os trabalhos não se encerraram e no dia seguinte haverá uma nova fase, desta vez primando por uma vistoria mais aprofundada e minuciosa em conjunto com o corpo técnico do município, engenheiros da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros, visando se certificar da extensão dos danos causados pelo desastre e repassando orientações acerca dos riscos geológicos e estruturais aos moradores.

O Corpo de Bombeiros Militar tem trabalhado em conjunto e de forma coordenada com a Polícia Militar, a Defesa Civil, a Prefeitura Municipal de Cipotânea e a COPASA.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade