5 de maio de 2024 09:37

Congonhas resgata carnavais de outrora e terá desfile de escolas de samba

Carros alegóricos, mestre-sala, porta-bandeira, enredo e comissão de frente. Quem lembra desta tradição no Carnaval de Congonhas? Após 25 anos sem o desfile das tradicionais Escolas de Samba da cidade, o Congonhas Folia 2023 resgata uma parte desta história que marcou foliões de todas as regiões do Município com os desfiles das antigas escolas: Escola de Samba Unidos da Jacuba, Escola de Samba Unidos da Matriz, Mocidade Independente e Império Praiano.

Este ano, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte, apoiando um grandioso projeto totalmente inovador, de um artista local, Thiago Freitas, trará uma nova escola para a Marechal Floriano Peixoto: Grêmio Recreativo Escola de Samba Casa Imperial da Rosa.

Thiago Freitas, Presidente da Escola, relata que o nome Casa Imperial da Rosa é uma inspiração em três rosas. “A minha avó paterna ROSA, minha mãe CIDA e minhas irmãs CAMILA e ANA ROSA, e a todas as mulheres. A escola possui três cores: verde, vermelho e branco”, explica.

O enredo de 2023 será “Em nome da rosa” – as rosas não falam, simplesmente exalam o perfume de uma canção, nele Thiago conta que “o enredo mostrará a criação das rosas passando pela mitologia grega de Afrodite e sua ninfa, Ana, Deusa da guerra, Cupido, e em outra perspectiva sobre a Festa do Rosário, devoção da rosa branca a Virgem Maria, sua pureza, sua divindade e que abençoavam os guerreiros chegando a Casa Imperial da Rosa”, enfatiza.

Ainda de acordo com o Presidente, a escola terá uma Ala, “Mar de Rosas” que homenageará as tradicionais escolas de samba que fizeram parte da história do carnaval de Congonhas, com 80 componentes e terá as cores marcantes das escolas passadas. Outra Ala será para as nossas crianças com o tema Pequeno Príncipe, que possui uma história belíssima com a rosa: “Tu te tornas eternamente grato por aquilo que cativas”. Outro fato importante é falar que a música é de Gustavo Martins da Escola Porto da Pedra com o intérprete Leonardo Bessa. No dia do desfile, teremos um intérprete local”, afirma.

“Estamos começando uma história, a história da nossa escola no Carnaval de 2023 e a minha expectativa é que novas escolas sejam criadas e que as antigas que tiverem a vontade de retomar, venham fazer parte novamente deste grande evento. Agradeço o Governo Municipal, Secretaria de Cultura e Grupo de Teatro Dez Pra’s Oito que acreditaram no meu projeto e no resgate do desfile da escola de samba. Estou muito feliz com a oportunidade de mostrar o meu projeto para nossa população”, relata Thiago.

O desfile da Escola de Samba Casa Imperial da Rosa será realizado no dia 18 de fevereiro, sábado, às 20h, na Avenida Marechal Floriano Peixoto. Todos que quiserem participar deste grande evento, procurar a loja Fio da Meada para escolher a fantasia. São 80 disponíveis e produzidas pelos profissionais de Congonhas, além das 30 fantasias infantis da Ala Pequeno Príncipe. Informações de outras alas e destaques no WhatsApp (31) 98761-5560.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade