1 de maio de 2024 14:04

Iniciativa pioneira busca conscientização sobre prevenção de feridas crônicas

Iniciativa pioneira busca conscientização sobre prevenção de feridas crônicas Lafaiete está perto de implantar do Dia de Conscientização ao tratamento e prevenção de feridas crônicas”. A iniciativa, aprovada em primeira votação na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, é do Vereador Eustáquio Cândido da Silva (PV), onde será instituído no calendário oficial do Município o dia 21 de novembro, com a sugestão de promoção de ações e campanhas.
Segundo o parlamentar, o aumento da expectativa de vida da população no Brasil e no mundo fez surgir inúmeros desafios para gestores e profissionais de saúde devido maior incidência e prevalência de doenças crônicas, dentre elas os pacientes com feridas.
“Pacientes com feridas crônicas são considerados um problema de saúde pública, apresentam manejo clínico complexo, comprometimento da qualidade de vida do indivíduo, diminuição da mobilidade e das atividades laborais e significativo impacto nos cofres públicos com os custos da assistência”, justificou.


Em 2018, após estudo clínico realizado em Conselheiro Lafaiete intitulado “PREVALÊNCIA DE LESÕES CRÔNICAS DE MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA
MINEIRA” (disponível em https://cdn.publisher.gnl.link/reme.org.br/pdf/e1143.pdf), os pesquisadores encontraram a prevalência de 1,64/1000 habitantes, ou seja, à cada 1000 moradores de Lafaiete, 2 desenvolverão ferida crônica em alguma fase da vida.
Importante ressaltar que existem diversos tipos de feridas, com diferentes tipos de fisiopatologia e necessariamente tratamentos distintos definidos após diagnóstico da etiologia da injúria.
Para ele, a Atenção Primária à Saúde é a porta preferencial de acesso para o tratamento do paciente com feridas crônicas no Sistema Único de Saúde. Diversos fatores contribuem para a demora pela busca de atendimento profissional pelos pacientes o que contribui para piora do quadro clínico e aumento do tempo de tratamento podendo levar a complicações como amputações e até mesmo a morte.
“Diante do contexto, identificamos a necessidade de desenvolver ações capazes de gerar discussões e formular medidas capazes de melhorar a prevenção e a reabilitação dos pacientes com ferida crônica. A importância de fixar no calendário Municipal uma data para conscientização desse problema de saúde pública ganha relevância nesse sentido, como acontece com outras doenças e agravos, bem como a realização de seminários, congressos e debates com participação de profissionais de saúde, gestores e população civil contribuem para a construção de capazes de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com ferida crônica e de prevenção de seu desenvolvimento”, finalizou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade