28 de abril de 2024 07:36

Ficou caro! Estudante que danificou obra de Aleijadinho terá que R$35 mil por restauro e prestará 60 horas de serviços à comunidade

Depois de quatro anos, a portada da Igreja do Carmo recebe de volta o anjo de Aleijadinho restaurado. A escultura do século XVIII foi parcialmente derrubada e quebrada quando um estudante escalou o monumento e caiu em 2018. As partes quebradas foram recolhidas pela igreja e no início deste ano começou o trabalho de restauração. O restaurador Cristiano Ribeiro explica que projeto e as técnicas de restauro foram aprovados pelo Iphan, já que a igreja é bem tombado brasileiro. Olinto Rodrigues, servidor aposentado do Iphan e um dos maiores especialistas na arte de Aleijadinho no país, ajudou na pesquisa e na definição dos processos para recuperar a escultura do mestre ouropretano.

A base da roupa do anjo e o braço esquerdo com o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, que eram uma peça só, se separaram na queda e os restauradores tiveram que reestruturá-la com dois pinos de aço inoxidável. Eles também precisaram refazer parte da roupa do anjo e do escapulário, que se quebraram, usando o pó da própria pedra sabão.

O trabalho custou trinta e cinco mil reais e será pago pela família do estudante que fez um acordo com o Ministério Público Federal. O dinheiro será devolvido ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, que antecipou o recurso através do Fumpac, o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, com apoio da Associação dos Amigos de São João del-Rei. O estudante também foi condenado a prestar 60 horas de serviços à comunidade, preferencialmente voltados à conservação do patrimônio histórico brasileiro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade