28 de abril de 2024 14:50

Senac Lafaiete tem vagas gratuitas para cursos técnicos de enfermagem e segurança do trabalho ; veja como fazer a inscrição

Senac em Conselheiro Lafaiete está com vagas gratuitas abertas para os cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho. São diversas vagas para os lafaietenses se profissionalizarem para o mercado de trabalho. Essas oportunidades fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para se inscrever, é necessário que a renda familiar mensal per capita do candidato, ou seja, a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas, não ultrapasse o valor de dois salários-mínimos.  

As inscrições serão feitas por ordem de chegada até atingir o limite de vagas. Para se cadastrar é necessário ir até a unidade do Senac em Conselheiro Lafaiete, localizada na Rua Tavares de Melo, 630, Centro, portando documentos de identificação com foto e comprovante de endereço. Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone: (31) 3062-2950.

“Em 2022, tivemos uma grande procura por cursos na unidade. Nós atendemos diversas pessoas, em nosso entorno, não somente em Conselheiro Lafaiete, e a maioria das vagas foram preenchidas pelo Programa Senac de Gratuidade. Para esse ano, as expectativas são grandes. Queremos continuar atendendo e transformando a vida das pessoas pela educação profissional”, pontua o diretor da unidade, Marco Túlio Pereira.  

O cenário do mercado de trabalho  

A pandemia prejudicou e muito a economia do Brasil. As restrições impostas pelo isolamento social tiveram efeitos diretos no setor de serviços, um dos que mais movimentam o mercado de trabalho brasileiro. Em contrapartida, seu retorno no último ano foi satisfatório: o aumento da demanda de serviço voltou a crescer e empregar no país.  

No terceiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego no Brasil teve uma diminuição contínua. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE, houve um recuo de 8,7%. Os dados do IBGE levam em conta, além dos empregos de carteira assinada, os informais e autônomos. Com isso, através da volta dos serviços, funções ligadas à beleza e estética cresceram. Muitos funcionários sem carteira assinada preenchem cargos como cabeleireira, manicure, pedicure, maquiador, entre outros.  

“Mesmo em momentos de crise ou instabilidade econômica, existem ofertas de vagas para o mercado de trabalho, mas a grande lacuna é a qualificação, a falta de mão de obra especializada, e é esse um gargalo que o Senac aparece para suprir”, explica Marco Túlio.  

O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem 

Apesar da taxa de desemprego, a área da saúde humana nunca deixou de ser procurada pelos interessados em ingressar no mercado de trabalho, a pandemia foi um grande responsável por isso, os profissionais estiveram na linha de frente do combate à doença, e em razão disso o setor de saúde está demandando cada vez mais pessoas de diversos níveis e áreas. 

Segundo pesquisas feitas por site de empregos, a procura por Técnico de Enfermagem no mercado de trabalho aumentou em 708% com a pandemia do novo coronavírus. Além disso, dados do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) indicam que, para cada enfermeiro com graduação empregado no Brasil, existem aproximadamente três profissionais de nível técnico ou auxiliar trabalhando. 

Serviço:  

Vagas para cursos gratuitos em Conselheiro Lafaiete 

Inscrições: Rua Tavares de Melo, 630, Centro  

Informações: Telefone: (31) 3062-2950  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade