2 de maio de 2024 19:28

Aprovado pela Câmara, Lafaiete terá pela primeira vez um plebiscito, mas data e regras dependem da Justiça Eleitoral

A Câmara de Lafaiete já oficializou ao Cartório Eleitoral como também ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a aprovação de um plebiscito para que na população posso opinar sobre a possibilidade de construção de uma nova rodoviária às margens da BR 040, proposta pela prefeitura em um projeto de concessão pública através de licitação. A iniciativa é do vereador João Paulo Pé Quente (União Brasil) e foi aprovada por unanimidade pelos 13 edis. Internamente, os vereadores são contrários ao projeto do Executivo. “Nossa intenção é deixar que a população soberanamente possa opinar sobre este projeto de tamanha envergadura e que vai mexer com nosso comércio, âncora da nossa economia. Tomara que o prefeito ouça a população e não execute o projeto de forma unilateral sem ouvir o clamor popular”, justificou Pé Quente.

Pelo projeto, o atual terminal servirá para embarque e desembarque de passageiros urbanos e de semiurbanos, isto é, de ônibus de menos de 70 km, as chamadas linhas regionais. O projeto de concessão do terminal e construção de rodoviária divide opiniões e as entidades comerciais.

Iniciativa

Agora o Tribunal Regional Eleitoral baixará instruções para a realização do plebiscito que seguirá os moldes de uma eleição com todas as regras definidas. A organização da consulta é responsabilidade dos órgãos eleitorais. Cabe ao prefeito seguir ou não o resultado do plebiscito.

Em 31 de agosto de 2003 houve uma tentativa de restaurar, através de plebiscito, o nome histórico “Congonhas do Campo”, nome pelo qual o município é conhecido além de suas fronteiras. Porém, a maior parte dos eleitores optou por manter o nome de Congonhas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade