28 de abril de 2024 12:28

Codap Certifica Primeiro Produtor Rural de Belo Vale

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, SIM-Codap, que atua de forma consorciada em 15 municípios da região, certificou com o selo Codap o Estabelecimento Leiteria Sabor do Vale, com os seguintes produtos: queijo, doce de leite, iogurte, manteiga, requeijão e bebida láctea do município de Belo Vale. Esses produtos, com o selo Codap, poderão circular legalmente em todos os 26 municípios consorciados, alcançando uma população de mais de 600.000 habitantes, tanto no mercado formal quanto no mercado institucional, ou seja, venda para supermercados, participar de licitações, venda para merenda escolar, etc.

O SIM-Codap tem como objetivo legalizar os produtos de origem animal, de empreendedores e agroindústrias dos municípios consorciados, tais como, animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias primas, exercendo uma fiscalização permanente nos abatedouros frigoríficos, controlando principalmente, a qualidade da carne consumida pela população, o leite e seus derivados, os ovos e seus derivados, o mel de abelha e seus derivados, o pescado e seus derivados.

O SIM-Codap realiza inspeções e fiscalizações nas agroindústrias, assegurando o cumprimento das boas práticas de fabricação de alimentos e a higiene dos estabelecimentos evitando intoxicações e a transmissão de doenças.

Com o SIM-Codap os produtores contam com a assessoria necessária para se adequarem às normas sanitárias, estimulando assim o desenvolvimento econômico, gerando mais renda e empregos.

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Codap, atualmente,  certificou 261 produtos na região, sendo 81 em Conselheiro Lafaiete, 90 em Itabirito, 37 em Ouro Branco, 02 em Cristiano Otoni, 09 em Santana dos Montes, 24 em Entre Rios de Minas, 03 em Lamim, 09 em Queluzito e 06 em Belo Vale e está constantemente, através de sua equipe de médicos veterinários, realizando ações para ampliar o número de produtos certificados.

Há de se ressaltar, que um produto certificado em um município, beneficia toda a região, pois o produto circula nos 26 municípios consorciados, abrangendo uma população de mais de 600.000 habitantes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade