28 de abril de 2024 02:42

Lafaiete entrega pedido para receber atividades do Aeroporto Carlos Prates

O município de Conselheiro Lafaiete, há cerca de 100km de Belo Horizonte, se ofereceu para receber as atividades do Aeroporto Carlos Prates, quando o local for desativado. A cidade tem um aeródromo das Bandeirinhas em reforma e o espaço em torno da pista de pouso deve ser usado para fazer os hangares.  Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael Lana, o pedido foi entregue ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, através do deputado Samuel Viana (PL).

O Aeródromo das Bandeirinhas está fechado desde 2021 e, mesmo que apareça no site oficial do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro como indisponível devido a obras, o município fez o pedido ao Ministério. 

“Ele já esteve em funcionamento, depois cessou e municipalizou. Agora, está em fase de regularização para reabertura. A nossa disponibilidade é de receber, quando necessário, as empresas instaladas no Prates. Temos área para receber esses empreendimentos, nosso interesse é que esse aeródromo tenha vocação para um aeroporto regional”, explica o secretário. 

Entre as razões para Lafaiete ser o novo destino, ele destaca que está em uma distância estratégica de BH. “Além de ficar localizado às margens da BR-040, numa distância estratégica da Região Centro-Sul de BH, onde já estão as aeronaves. Seria uma opção mais acessível para as empresas e aeronaves que estão hoje no Carlos Prates”, finaliza. 

A Prefeitura de Lafaiete já recebeu uma verba de R$1,6 milhões através de emenda do deputado federal Samuel Viana para reforma do aeródromo Bandeirinhas, mas ainda não há prazo para o início das obras. A o recurso para revitalização total do equipamento para o funcionamento gira em torno de R$ 5 milhões.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade