28 de abril de 2024 04:27

Após reclamações, Câmara vai discutir poeira e poluição sonora do aumento do tráfego de locomotivas em Lafaiete

Nossa redação recebeu relatos de reclamações de moradores sobre poluição sonora provocada pelos trens em circulação no Bairro São Benedito, em Lafaiete (MG). Segundo informações, o barulho aumentou significativamente tirando o sossego dos moradores e suas famílias que são obrigados a conviver com o problema. Isso sem contar a poeira a são submetidos diariamente oriunda da passagem dos trens na região. “Nunca vi esta situação. Quando passam abala até nossas casas”, disseram.

O Vereador Pedrinho (PT) apresentou o requerimento para discutir o impacto no aumento de locomotivas no trecho da ferrovia que corta o município de Conselheiro Lafaiete, o transtorno sonoro e o risco de acidentes, visando medidas mitigadoras.

O outro lado

A MRS Informou que não há aumento do número de trens em circulação. A buzina é um procedimento operacional usado para garantir a segurança da circulação ferroviária e das comunidades, por isso, pode haver necessidade de acionamento de buzina com mais frequência, por exemplo, caso seja identificada uma situação de imprudência na travessia da linha férrea.

Acrescentamos que está em andamento o processo de instalação de um aspersor de polímeros, semelhante ao existente em Barra Mansa (RJ), nas proximidades do município de Conselheiro Lafaiete para minimizar a dispersão da poeira.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade