Que tal transformar o vagão do Cristo em um espaço permanente para exposição e venda do artesanato e da culinária lafaietense? Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Cultura na nova utilização do espaço situado na Praça do Cristo, atualmente abandonado e alvo de vandalismo. Nossa reportagem flagrou até um morador em situação de rua no local.
Segundo informações o vagão do Cristo, que já foi uma biblioteca, pode ser assumido pela Associação de Artesãos Cantinho do Artesanato que cuidará de sua manutenção. A intenção é proporcionar aos turistas ao visitante e até mesmo aos lafaietense conhecer a produção do artesanato e da agroindústria (biscoitos, quitadas e a culinária em geral) e sua comercialização.
A intenção é o uso permanente e a realização de uma feira uma vez ao mês sempre aos domingos. A prefeitura já trabalha na desocupação comercial dos quiosques na Praça do Cristo para a licitação dos espaços comerciais.
O vagão seria cedido informalmente para uma experiência de parceria com a Associação de Artesãos Cantinho do Artesanato e sem seguida a cessão de espaço público.
Reforma
última reforma na Praça do Cristo ocorreu em 2013, um dos principais cartões postais da cidade uma obra em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A verba foi viabilizada por indicação do deputado Estadual Glaycon Franco (PTN), com contrapartida do município.
À época, Vicente Martins Alves, popularmente conhecido como “Vicente Rapadura” idealizador do monumento ao Cristo Redentor foi homenageado pela administração municipal com uma placa alusiva aos seus feitos artísticos.
À época, o vagão foi totalmente revitalizado com a troca da porta, vidros, pintura, reforma do banheiro e lavatório. As empresas, Nacional Tintas, O Boticário, Lojas Nativa e Supermercado Brasil colaboram com a reforma do vagão.