Existem muitos motivos que levam as pessoas a mudarem de cidade. Entre as principais motivações estão o trabalho e o estudo. Mas, também, há quem procure um novo lugar para morar baseado na qualidade de vida, buscando as cidades mais seguras do Brasil e as que oferecem mais saúde e bem-estar.
Se vocês está a procura de um novo lar, talvez ele esteja entre as melhores cidades para morar no Brasil. Vamos lhe mostrar porque as seguintes cidades estão entre as 15 melhores. O ranking abaixo é baseado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), usado para medir a qualidade de vida na cidade. Leva-se em consideração a saúde, expectativa de vida da população, educação e renda. Curiosamente, as cinco primeiras cidades do ranking não são cidades grandes.
Melhores cidades para morar no Brasil
15º lugar: Santana de Parnaíba (SP)
De acordo com o último levantamento realizado pela Urban System, Santana de Parnaíba está em segundo lugar entre as cidades mais seguras do Brasil. O estudo ainda apontou outros marcos: Santana de Parnaíba ocupa a 19º posição nos quesitos melhores economias brasileiras e em tecnologia e inovação; 22º em mobilidade e acessibilidade e 24º em qualidade de educação.
A população é estimada em 139.447 pessoas, com escolarização de 97,3%. O IDH de Santana de Parnaíba é de 0,814.
Veja casas e apartamentos para alugar ou comprar em Santana de Parnaíba!
14º lugar: Araraquara (SP)
A cidade tem um dos maiores índices de educação do Brasil: 0,915, sendo a média nacional de 0,849. Ainda na área da educação, destacam-se a Universidade de Araraquara e o Instituto Federal de São Paulo.
Seus índices são 0,782 em educação, com grau de escolaridade em 98,7%; 0,877 em expectativa de vida (77,64 anos) e renda per capita de 1080,66. Seu IDH totaliza 0,815. A população de Araraquara é de 236.072 pessoas.
Veja casas e apartamentos para alugar ou comprar em Araraquara!
13º lugar: Vinhedo (SP)
A cidade nasceu a partir de uma plantação de café na região. Devido ao seu IDH, de 0,817, Vinhedo é uma das cidades que mais atrai migração de pessoas vindas de diversas partes do país.
Localizada a 75 km da capital paulista, a cidade é conhecida por um alto número de condomínios com residências de alto padrão. Tem sido eleita como uma das cidades mais seguras do Brasil. Uma de suas maiores atrações é a Festa da Uva de Vinhedo.
A cidade possui cerca de 78.728 pessoas, com escolarização de 97,5% e 1493,32 de renda per capita.
12º lugar: Valinhos (SP)
Parte da Região Metropolitana de Campinas, o IDH de Valinhos é de 0,819. Sua população de 129.193 habitantes possui expectativa de vida de 76,01 anos.
O município de Valinhos foi fundado há 121 anos e tem como principais atividades econômicas as áreas de serviços, indústria, agropecuária e agroturismo (mais recente).
Valinhos é conhecida por suas belezas naturais, como as matas nativas e suas cascatas.
A renda per capita de Valinhos é de 1570,91 reais e o grau de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 97,2%.
11º lugar: Brasília (DF)
Capital do Brasil, Brasília é conhecida como a primeira cidade completamente planejada no país. Foi construída por meio de um plano urbanístico desenvolvido pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A cidade foi construída em formato de avião, com base no que ficou conhecido como “Plano Piloto”. Brasília é considerada a maior cidade construída no século XX. Seu planejamento fez com que os prédios residenciais ficassem localizados em grandes áreas urbanas.
Brasília é considerada a terceira maior cidade em número de população, estimada em 3.015.268 pessoas. Além disso, é uma das mais miscigenadas e possui alta expectativa de vida: 77,35 anos. Sua escolarização (crianças de 6 a 14 anos) é e 97,5% e seu IDH é de 0,824. Já sua renda per capita totaliza os 1715,11 reais.
10º lugar: Vitória (ES)
Vitória, capital do estado do Espírito Santo costuma ser destaque em listas das melhores cidades para se morar no país. Em 2015 a ONU (Organização das Nações Unidas) classificou a cidade como a segunda melhor do litoral do país. Isso se deve à qualidade de sua educação, expectativa de vida e renda dos moradores.
A cidade ainda se destaca quanto a sua infraestrutura. Sendo a melhor de toda a região sudeste, Vitória favorece o crescimento de pequenas e médias empresas. Com cerca de 360 mil habitantes, ela é a cidade ideal para quem busca um clima subtropical típico do litoral. Além disso, ela é bastante arborizada e possui diversos parques e alternativas de lazer ao ar livre. Mesmo com ares de interior a cidade é bem desenvolvida e é uma ótima opção para quem deseja morar perto da praia.
9º lugar: Campinas (SP)
Campinas fica a 98km da capital e se destaca por ser um dos maiores polos comerciais e industriais do país. Sua população chega a 1,1 milhão de habitantes o que lhe concede o título de 3ª cidade mais populosa de São Paulo. Além disso seu impacto econômico é enorme: só Campinas representa 1% de todo o PIB do país. Isso é quase o equivalente ao PIB de países como Bolívia e Paraguai. Campinas também é famosa por abrigar a prestigiada Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), representando 10% de toda a produção científica nacional, se destacando como o 3º maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país.
Campinas possui um aeroporto internacional, grandes edifícios e extenso parque industrial. Contudo, também é possível desfrutar de locais tranquilos. A cidade é o ponto de equilíbrio entre uma ótima infraestrutura e modernidade sem renunciar a momentos de lazer junto a natureza em parques e planetários.
8º lugar: Taubaté (SP)
A cidade de Taubaté se situa próxima a região de São José dos Campos, dentro do Vale do Paraíba. Destaca-se elo desenvolvimento do comércio e da indústria. Os segmentos de atacado e varejo, por exemplo, geram mais de 400 mil empregos em toda a região. Com 320 mil habitantes, Taubaté abriga m importante polo industrial com empresas como a Volkswagen, LG e Embraer. Com boa qualidade de vida para os moradores, a cidade se desenvolveu em setores como o de serviços e tem aumentado sua população adulta acessando o Ensino Superior.
7º lugar: Curitiba (PR)
A melhor capital para se morar no Brasil fica no Paraná. Curitiba se destaca na saúde de seus habitantes, por suas áreas verdes já que conta com mais de 30 bosques e parques, além de ser uma cidade bastante desenvolvida, ocupando a 5ª posição entre os municípios com maior PIB do país. O empreendedorismo tem bastante força na capital paranaense o que atrai milhares de jovens projetos de incentivo a startups.
Curitiba também se destaca quanto a sustentabilidade. Tida como a cidade mais sustentável da América Latina, a cidade apresenta bons investimentos em construção de áreas verdes e governança ambiental global, reduzindo a emissão de gases de efeito-estuda na atmosfera.
6º lugar: Franca (SP)
Franca possui uma localização bastante estratégica: na região nordeste do estado de São Paulo e entre outros dois grandes polos econômicos como o Rio de janeiro e Belo Horizonte. Isso facilita e muito o intercâmbio comercial entre as capitais. Ademais, Franca está localizada próxima a Ribeirão Preto, uma das cidades mais ricas do estado. A cidade é conhecida por gerar milhares de empregos e abrigar a principal escola de basquete do Brasil.
Nos últimos anos, Franca tem desenvolvido bastante o setor de turismo, principalmente turismo náutico, de pesca, ecoturismo e aventura, por estar em uma região próxima aos Grandes Lagos, na divisa com o estado de Minas Gerais.
5º lugar: São José dos Campos (SP)
Região bastante atrativa para quem deseja migrar para uma cidade próxima da capital paulista São José dos Campos está localizada a 84 km da cidade de São Paulo e seu processo de industrialização começou nos anos 1950, atraindo operários em massa que contribuíram para seu desenvolvimento. A cidade abriga a instalação de grandes empresas, como General Motors, Embraer e Petrobrás, diversificando sua economia e atraindo milhares de trabalhadores de toda a cidade. A cidade é, atualmente, o mais importante polo tecnológico da América Latina, abrigando o Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA) e o importante Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
4º lugar: Piracicaba (SP)
Piracicaba se localiza a 150 km da capital de São Paulo, possui uma população estimada de 410 mil pessoas e é conhecida por ser uma das primeiras cidades do país a se abrir para a industrialização após a decadência do ciclo do café e da cana-de-açúcar. Isso permitiu que a cidade se estrutura-se, com a construção da Rodovia do Açúcar, que faz a ligação da cidade com a Rodovia Castello Branco, servindo como rota para expandir seu alcance para novos distritos industriais.
3º lugar: São José do Rio Preto (SP)
Mais uma cidade paulistana, São José do Rio Preto possui uma população de 465 mil pessoas e fica a 442 km de distância da capital de São Paulo. Considerada a maior produtora de borracha do Brasil, a cidade não limita sua produção a isso. Com foco no agronegócio, ampla estrutura na área da saúde, baixas taxas de violência e bons índices de educação, São José do Rio Preto tem atraído cada vez mais paulistanos que buscam uma cidade com boa infraestrutura de empregos, saúde, educação e segurança.
2º lugar: Jundiaí (SP)
A cidade de Jundiaí localiza-se no interior do estado de São Paulo e também apresenta ótimos índices de educação e saneamento. Embora seja conhecida como uma cidade pequena, com 423 mil pessoas, Jundiaí é a 8ª maior economia do estado de São Paulo, abrigando um parque industrial com mais de 500 empresas, incluindo gigantes como Coca-Cola, Kraft Foods, Ambev, entre outras, gerando oportunidades de emprego para milhares de pessoas da cidade.
1º lugar: Maringá (PR)
Ao colocar na balança fatores como índices de educação, saúde, segurança e sustentabilidade a cidade de Maringá é a campeã. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental, sua nota foi maior que a média dos 100 municípios do país analisados. Isso mostra que a cidade está bem-preparada para o ensino básico, tornando-se uma ótima opção para quem quer dar educação de qualidade para os seus filhos. Com 430 mil habitantes, Maringá também se destaca por seus empreendimentos imobiliários e tem avançado bastante no abastecimento de energia solar.
As 10 cidades mais perigosas do Brasil
Todos os anos, a Organização de Sociedade Civil Mexicana Segurança, Justiça e Paz, realiza um levantamento com as cidades mais perigosas do mundo. Abaixo, acompanhe a lista de acordo com o último levantamento, feito em 2018, com as 10 cidades mais perigosas do Brasil. A periculosidade é calculada baseada na taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes.
- Natal (RN): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 102,56;
- Fortaleza (CE): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 83,48;
- Belém (PA): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 71,38;
- Vitória da Conquista (BA): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 70,26;
- Maceió (AL): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 63,94;
- Aracaju (SE): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 58,88;
- Feira de Santana (BA): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 58,81;
- Recife (PE): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 54,96;
- Salvador (BA): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 51,58;
- João Pessoa (PB): Taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes: 49,17.
Melhores cidades do mundo
Todos os anos, a Mercer divulga um ranking contendo as melhores cidades para se morar no mundo. São analisadas 231 cidades, focando, principalmente, na qualidade de vida e em fatores como opções de lazer, moradia, ambiente econômico, disponibilidade de bens de consumo, transporte público, atmosfera política e social, condições naturais da região, ambiente sócio-cultural, educação, considerações médicas e de saúde.
Em 2019, a capital da Áustria, Viena, ocupou o primeiro lugar pelo décimo ano consecutivo.
- Viena, Áustria
- Zurique, Suíça
- Vancouver, Canadá
- Munique, Alemanha
- Auckland, Nova Zelândia
- Düsseldorf, Alemanha
- Frankfurt, Alemanha
- Copenhague, Dinamarca
- Genebra, Suíça
- Basileia, Suíça
Na lista, encontram-se as seguintes cidades brasileiras:
- Brasília (107º lugar);
- Rio de Janeiro (118º lugar);
- São Paulo (119º lugar);
- Manaus (127º lugar).
Conclusão
Todas as pessoas buscam por segurança, saúde, educação, conforto e qualidade de vida. E, claramente, os fatores citados acima influenciam em suas escolhas. Mas, antes de mudar-se de cidade, vale a pena pesquisar mais a fundo sobre as possibilidades que você têm à mão.
Se você estiver decidido a se mudar, é necessário ter bem claro questões sobre documentação de aluguel de imóveis. Saiba mais e tire todas as suas dúvidas sobre os documentos necessários para alugar um imóvel.