Processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre oportunidades para Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade, em diversos municípios do Brasil.
Edital nº 02/2023 do processo seletivo IBGE foi anunciado e oferta 75 vagas* destinadas a profissionais de nível médio. As oportunidades do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística incluem aquelas de ampla concorrência e as vagas reservadas para pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência (PcD).
* No capítulo 1 do edital, é informado que serão 71 vagas, porém na relação de vagas informadas em seu anexo, o total é de 75 vagas.
As oportunidades previstas na seleção serão distribuídas entre os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Processo seletivo IBGE: vagas disponíveis
As oportunidades previstas da seleção do IBGE são temporárias, com contrato de até um ano (podendo ser prorrogado). É necessário possuir ensino médio completo e são ofertadas vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento, com remuneração de R$ 1.387,50, e para Supervisor de Coleta e Qualidade, com remuneração de R$ 3.100,00.
Além da remuneração mencionada, há outros benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar e férias e 13º salário proporcionais.
Os profissionais que forem contratados deverão cumprir uma jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
Confira os municípios com vagas disponíveis:
- Bahia: Cachoeira e Guanambi;
- Espírito Santo: Serra e Vitória;
- Goiás: Luziânia;
- Minas Gerais: Além Paraíba;
- Pará: Redenção;
- Paraíba: João Pessoa;
- Santa Catarina: Curitibanos;
- São Paulo: Sorocaba, Marília, Votuporanga, Birigui, Araçatuba, Itaquaquecetuba e São Paulo;
- Sergipe: Aracaju e Nossa Senhora das Dores;
Inscrição no processo seletivo IBGE
As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas das 08h às 17h, até o dia 20 de abril de 2023, em um dos postos de inscrição especificados no Anexo I do edital.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição e, no local, o candidato deverá entregar o formulário de inscrição disponível no site do IBGE.
Critérios de seleção dos candidatos
Os candidatos inscritos no processo seletivo IBGE serão avaliados por meio de análise de títulos, que levará em conta a titulação acadêmica.
Essa avaliação valerá até 10 pontos e é necessário que o candidato obtenha a nota mínima de 5 pontos para ser considerado aprovado no processo seletivo. Confira os critérios de pontuação:
- Ensino médio (antigo 2º grau) completo: 5 pontos;
- Curso de graduação (ensino superior) incompleto: 7 pontos;
- Curso de graduação (ensino superior) completo: 10 pontos.
Os títulos não são cumulativos, devendo o candidato apresentar apenas aquele de maior pontuação.
Critérios de desempate
Para efeitos de classificação entre candidatos com a mesma pontuação, serão fatores de desempate, nesta ordem:
- Candidato que tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
- Candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado, conforme o art. 440 do Código de Processo Penal com a redação dada pela Lei nº 11.689/2008;
- Candidato de maior idade.
Outras informações
Todas as informações sobre a seleção realizada pelo IBGE podem ser conferidas em seu edital completo, publicado no site do Instituto. Dúvidas serão sanadas pelo telefone 0800 721 8181, pelo e-mail [email protected] ou com a Ouvidoria/Fala.BR.
FONTE CONCURSOS DO BRASIL