28 de abril de 2024 07:13

Conheça São Bartolomeu, a terra da goiabada!

O distrito ouro-pretano é conhecido pelos doces artesanais e realiza neste final de semana a tradicional Festa da Goiaba

O distrito de São Bartolomeu é uma vila charmosa que recebe neste final de semana, de 19 a 23 de abril, a XXVI Festa Cultural da Goiaba, evento que celebra a produção da goiabada cascão e outros doces de frutas produzidos pelos doceiros. Conheça um pouco da história da terra da goiabada e agende a sua viagem!

Um pouco de história

Localizado a cerca de 18 km do centro de Ouro Preto, o povoado de São Bartolomeu foi fundado no final do século XVII pelos bandeirantes em busca do ouro. Entre os vestígios do período áureo, destaca-se a Igreja de São Bartolomeu, localizada no centro do distrito, cujos altares apresentam o Estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – são típicas das primeiras construções da província de Minas Gerais. Inclusive, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Igreja de São Bartolomeu está sendo reformada.

O distrito ainda possui um belo casario setecentista, algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. O vilarejo é tão especial que, em 2021, disputou o título de melhor vila turística do mundo, concurso organizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

As belezas naturais de São Bartolomeu também são destaque, a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, uma opção para os viajantes à procura do ecoturismo.

Religiosidade

Já em agosto, é a vez da Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, também registrada como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2014. Nessa celebração, são escolhidos o Imperador e a Princesa, que saem em um luxuoso e alegre cortejo pelo distrito.

A Folia do Divino de São Bartolomeu tem uma presença fundamental na festa, tendo início 80 dias antes das celebrações, com a Bandeira do Divino passando de casa em casa para arrecadação de “esmolas” para o festejo sendo, uma prática de difusão da fé no Divino Espírito Santo, devoção herdada dos portugueses.

Terra dos doces artesanais

São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais. A tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Entre os produtos, o mais famoso é a goiabada cascão. Desde 1993, a comunidade local organiza a Festa Cultural da Goiaba para comemorar a produção da Goiabada Cascão, confira aqui a programação completa da festa, que este ano acontece entre os dias 19 a 23 de abril.

Neste ano, há um informe importante sobre a festa: pelo fato da Igreja Matriz de São Bartolomeu estar passando por reforma, uma estrutura de proteção e isolamento foi instalada para garantir a restrição de acesso ao local, de acordo com as necessidades da obra e para a segurança dos moradores e visitantes. A Festa acontecerá normalmente na rua principal do vilarejo, respeitando a sinalização e contenção da obra de restauração.

Não perca a oportunidade de conhecer esta terra que carrega toda a riqueza cultural de Ouro Preto e de Minas Gerais. Na aba “distritos” do nosso site você encontra opções de hospedagens, restaurantes, atrativos para visitar e um pouco da história dos vilarejos que fazem parte de Ouro Preto.

FONTE OURO PRETO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade