A Fazenda Paraopeba, também conhecida como Fazenda do Covão é tombada pelo patrimônio municipal. Ela representa um dos grandes legados da arquitetura de fazendas tipicamente edificadas no século XVIII.
Sua representatividade assume maior relevância ainda, por ter pertencido a um dos mais conhecidos participantes da Inconfidência Mineira.
A Fazenda Paraopeba, situada no município mineiro de Conselheiro Lafaiete, pertenceu ao inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Segundo os relatos históricos, o casarão da fazenda serviu de local de encontro para Inácio José de Alvarenga Peixoto, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier e demais participantes do movimento que aspirava o fim dos excessos de dominação da Coroa portuguesa na colônia.
Segundo consta, a edificação do Casarão data de 1744 e, originalmente, possuía apenas o primeiro pavimento. Na propriedade da fazenda constava também a senzala, que segundo Moisés, o coordenador da Fazenda, possivelmente ficava por detrás, do lado esquerdo do casarão. Hoje não há vestígios da senzala.
Mas há vestígios, ruínas de pedras de uma edificação, à frente do casarão, em seu lado esquerdo, de algo que, possivelmente poderia ter sido uma Cantaria. Mas não se sabe ainda exatamente o que existia ali, faltam pesquisas.
O casarão passou por muitos anos abandonado e sendo destruído pela ação do tempo e falta de manutenção. Toda a construção da cozinha ficou em ruínas e não foi possível a sua restauração, hoje não existindo mais.
A Fazenda foi reformada ao longo de 2015 e 2016 através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a empresa Ferrous, o Ministério Público de Minas Gerais e o município de Conselheiro Lafaiete, como parte da compensação pelo impacto ambiental causado pela empresa Ferrous com a mina Viga, de minério de ferro na região. A inauguração da obra se deu em 2017 e desde então está aberta à visitação.
Atualmente, o casarão funciona como um Memorial a Inconfidência mineira, fazendo parte de seu acervo peças relacionadas ao século XVIII e cartazes que registram a história da fazenda e da inconfidência mineira.
Seu atual coordenador tem trabalhado na criação de projetos turísticos e pedagógicos que incluem a transmissão de conhecimentos da fauna e flora local, bem a história da inconfidência, dos inconfidentes e da região.
Localização da Fazenda Paraopeba: às margens da rodovia MG 383, próximo da divisa entre os municípios de Conselheiro Lafaiete e São Braz do Suaçuí.
Aproveite e conheça outros municípios e atrativos da Estrada Real e na Trilha dos Inconfidentes Mineiros!
Até a próxima Expedição em Família!