7 de maio de 2024 01:03

Ecoturismo: Ouro Branco se prepara para receber investimento na construção de teleférico em uma das serras mais vislumbrantes do Brasil

Sem custos para o município, a iniciativa tem por objetivo fomentar o ecoturismo na cidade, diversificando e impulsionando a economia local.
Com o objetivo de fomentar o turismo sustentável, gerando empregos e diversidade econômica na economia local, a Prefeitura de Ouro Branco (MG), através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está estudando locais estratégicos para desenvolver e implantar um projeto que prevê a instalação de um teleférico do tipo cabinado com vista panorâmica e um mirante no alto da Serra do Ouro Branco.

Porjeto de instalação de um teleférico do tipo cabinado com vista panorâmica e um mirante no alto da Serra do Ouro Branco/DIVULGAÇÃO


Estudos iniciais já identificaram uma área localizada entre o Clube Campestre – AEA (Estação Campestre) e o alto da Serra do Ouro Branco (Estação Mirante), com possibilidade de receber o projeto para instalação do empreendimento.
Está em análise ainda estabelecer uma orla para contemplação e lazer no entorno do Lago Soledade localizado na área urbana da cidade, o que não interfere na segurança hídrica e na utilização industrial de suas águas por parte da empresa Gerdau.
Além de instalação do teleférico, o projeto deverá prever a construção de um mirante para apreciação do espetacular visual que se tem de toda região do alto da Serra do Ouro Branco, abrigando ainda um espaço gastronômico para comercialização de alimentos e bebidas, além de atividades de entretenimento, lazer, artesanato e cultura.

Estudos identificaram uma área entre o Clube Campestre – AEA (Estação Campestre) e o alto da Serra do Ouro branco/DIVULGAÇÃO


A projeção inicial é de que a construção e operação das estações e da linha do teleférico, juntamente com o mirante, possa gerar em torno de 200 empregos diretos além de oferecer um acesso alternativo a unidade de conservação da Serra do Ouro Branco.
A proposta da Prefeitura, quando finalizada, será encaminhada a Câmara Municipal que deverá analisar e votar a autorização para a cessão das áreas a concessão para construção, uso e exploração econômica do empreendimento pelo período de até 30 anos pelo setor privado.
A licitação deve ser precedida de um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, onde empresas interessadas apresentam propostas sobre projetos técnicos e executivos que podem ser desenvolvidos com base no termo de referência que está sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade