A cidade de Barbacena, região do Campo das Vertentes, está sem água há dois dias após um caminhão-tanque explodir na BR-040 e derramar óleo diesel no afluente do rio das Mortes, na última quinta-feira (11). A prefeitura decretou situação de emergência, nessa sexta-feira (12), devido à contaminação da água e o abastecimento precisou ser interrompido. Não há previsão de quando será normalizado. De acordo com último censo do IBGE (2020) a cidade tem 138.204 habitantes.
“Considerando que, em decorrência do referido evento durante a manhã do dia 11 de maio de 2023, por volta das 09h30min, as bombas de captação de água e abastecimento foram paralisadas, sem previsão de retorno devido a gravidade da situação, causando transtornos à população e grandes danos ao meio ambiente”, decreta o prefeito Carlos Augusto Soares do Nascimento.
Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, “bem como realização de campanhas, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a direção e coordenação do Gabinete de Crise, instaurado para atuar na demanda.”
As equipes da prefeitura trabalham monitorando e analisando o local. “Porém, até o momento, ainda não foi possível apurar o quantitativo de óleo que foi derramado no curso de água”, explica nota municipal.
As bombas de captação de água e o abastecimento permanecem temporariamente paralisados e não há previsão de quando será retomado.
“Solicitamos encarecidamente a população que façam uso racional da água até que a situação seja normalizada.”
-EN