27 de abril de 2024 14:03

Fazenda, palco dos ideais da Inconfidência Mineira, sedia encontro de entidade e consórcios

Será na Fazenda do Paraopeba, tambpém conhecida como Fazenda do Covão, às margens da MG 383, na tríplice divisa entre Lafaiete, Congonhas e São Brás do Suaçuí (MG), que pertenceu ao inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto, que as lideranças se encontram na próxima sexta-feira (26) para discutir os desafios comuns regionais. Sob os ideais do Movimento Revolucionário de 1789, de emancipação, liberdade, autodeterminação e protagonismo, os Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), o ECOTRES (consório do recolhimento e destinação final do lixo) e a Associação Microregional dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa) debatem as novas perspectivas do desenvolvimento regional, geração de renda e assistência social com a participação do Subseretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), ouro-branquense, Arthur Campos.

O encontro acontece a partir das 9:00 horas e os sedcreários municipal de assistência social são convidados para a construção conjunta das políticas de trabalho e emprego.

Segundo os relatos históricos, o casarão da fazenda serviu de local de encontro para Inácio José de Alvarenga Peixoto, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier e demais participantes do movimento que aspirava o fim dos excessos de dominação da Coroa portuguesa na colônia.

Aqui nasce uma nova governança regional sob as bençãos e os ideias dos inconfidentes para buscar um novo arranjo institucional em que os desafios coletivos se sobrepõem aos interesses de cada cidade.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade