20 de abril de 2024 17:20

Roteiros de Minas: descubra 5 incríveis destinos gastronômicos no estado

Entre tantos lugares incríveis para conhecer em Minas Gerais, separamos alguns destinos onde é possível aproveitar o melhor da gastronomia mineira

É quase impossível pensar em Minas Gerais sem lembrar da sua culinária deliciosa. Pão de queijo, doce de leite, queijo, café e cachaça estão entre as principais delícias produzidas a partir do estado. E o turismo lá, seja em qual cidade for, inclui, obrigatoriamente, provar – ou até mesmo levar para casa – pelo menos algum desses produtos típicos, não é mesmo? E, que tal, viajar para Minas Gerais especialmente com este fim? Descubra, aqui, quais são os 5 destinos para aproveitar o melhor da gastronomia mineira.

Além de conhecer cidades incríveis, você poderá experimentar comidas deliciosas. E não precisa se sentir culpado se o seu interesse principal em Minas é comer, pois você não é o único. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), 29,2% dos turistas que planejam conhecer alguma cidade mineira associam a imagem do estado à culinária. E o assunto é tão levado a sério por lá que, no dia 5 de julho, é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira.

Onde aproveitar o melhor da gastronomia mineira

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Luis Gregorio/Pixabay

A seguir, vamos indicar quais são as cidades e regiões onde as principais delícias da gastronomia mineira são produzidas. Desse modo, a depender de qual é a sua preferência, você poderá escolher o destino certo para aproveitar seu prato preferido. Ou até, quem sabe, montar um roteiro gastronômico para saborear cada uma delas. 

Serra da Canastra (Queijo)

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Divulgação

A região da Serra da Canastra é conhecida por fabricar os melhores queijos mineiros, com destaque para o queijo Canastra, artesanal e feito de leite cru. O produto é tão importante para Minas Gerais – e, claro, delicioso –  que, em maio de 2008, recebeu o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Entre as cidades produtoras, a principal é São Roque de Minas, a 342 km da capital mineira, Belo Horizonte. Nela há  roteiros que levam os turistas para conhecer as fazendas onde o queijo Canastra é produzido. Mas também é possível encontrar o produto em Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Vargem Bonita e Tapiraí.

São Lourenço (Café)

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Brian Suman/Unsplash

Conhecida por produzir um dos melhores cafés do país, São Lourenço é outro destino para aproveitar o melhor da gastronomia mineira. Localizada no sul do estado, a cidade fica na região da Serra da Mantiqueira. Dela partem passeios para a Rota do Café Especial, que levam os turistas para conhecer uma lavoura de café, acompanhar o processo de produção e, claro, degustar a bebida, juntamente com outras delícias típicas, como pão de queijo.

A cidade conta, ainda, com vários atrativos turísticos, como o Parque das Águas e o passeio de trem até Soledade de Minas. Além disso, tem diversas opções de restaurantes e bares que servem o melhor da gastronomia mineira.

Tiradentes (Restaurantes)

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Serginho Pacheco/Pixabay

Tiradentes, diferente das outras cidades que já citamos, não tem uma produção típica específica. Lá o atrativo gastronômico é a diversidade de restaurantes. Apesar de pequena, a cidade tem uma grande variedade de lugares para provar, não só as delícias da culinária mineira, mas também de outras gastronomias. Tanto que a cidade sedia o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em agosto, que atrai milhares de turistas para lá.

A maior parte dos estabelecimentos estão no centro histórico, onde há também o maior fluxo de turistas. É possível encontrar restaurantes especializados nas gastronomias italiana, contemporânea, japonesa e, claro, a mineira, preparada no fogão à lenha. 

Poços de Caldas (Doces)

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Divulgação

Poços de Caldas é outro destino para aproveitar o melhor da gastronomia mineira. Porém, neste caso, os destaques são os doces produzidos na cidade. Eles são famosos não só pelo sabor delicioso, mas também pelo tamanho. Poços de Caldas já bateu o recorde brasileiro do maior doce, com mais de meia tonelada.

Entre os lugares para experimentar os doces tipicamente mineiros na cidade, vale a pena conhecer a Doce da Roça. A loja tem degustação e venda de produtos, como o doce de abóbora com pedaços de coco. Além disso, é possível fazer uma visita à fazenda onde os doces são produzidos. No entanto, é preciso agendar com antecedência.

Brumadinho (Cachaça de Alambique)

Melhor da gastronomia mineira
Foto: Divulgação

Minas Gerais é o maior produtor de cachaça artesanal do Brasil e, em Brumadinho, é possível conhecer como é o processo de fabricação da bebida. O principal passeio turístico da cidade é a Rota da Cachaça, realizado entre abril e setembro, os meses de alambicagem da cachaça artesanal. 

O roteiro leva os visitantes para acompanhar a colheita da cana, a moenda e a alambicagem. E termina, claro, com a degustação da bebida. Durante o passeio, o instrutor explica as diferenças entre pinga e cachaça, assim como quais são as características da cachaça branca e da amarela. Além disso, ensina como degustá-la. Em Brumadinho, você pode realizar algumas oficinas relacionadas à bebida, seja para entender a história da cachaça, aprender a criar drinks com a bebida ou elaborar menus de degustação.

Gostou das nossas dicas? Faça a reserva da sua viagem aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade