30 de abril de 2024 13:29

Vem aí o 7° Encontro de Tradições Culinárias de São Bartolomeu; venha se deliciar neste charmoso distrito, rodeado de mata e cachoeiras

De 09 a 11 de junho, no Feriado de Corpus Christi, acontece o 7° Encontro de Tradições Culinárias de São Bartolomeu, distrito charmoso de Ouro Preto (MG), o evento conta com excelentes pratos da culinária mineira tradicional ao som de boa música. A programação será divulgada em breve, não perca!

No feriado de Corpus Christi você gostaria de provar excelentes pratos da culinária mineira tradicional ao som de boa música, rodeado pela natureza e pelo clima acolhedor do interior?

A comunidade histórica de São Bartolomeu aguarda você, sua família e amigos, para apreciarem a gastronomia mineira, cozinha rica e cheia de história.

Em meio ao casario colonial da rua principal de São Bartolomeu, o evento proporciona a oportunidade de vivenciar os sabores da cozinha tradicional que vem do quintal das vovós da nossa terra, como: umbigo de banana, músculo ao molho de vinho, moela ao molho com polenta frita, linguiça artesanal, dobradinha, entre muitos outros pratos.

O que fazer em São Bartolomeu?

Não se engane pelo tamanho de São Bartolomeu, charmoso Distrito de Ouro Preto. Apesar de ser um distrito com poucos habitantes, a natureza oferece um cardápio completo. Ao todo, são 43 cachoeiras e inúmeras trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta e de carro. 

Como dissemos, nós contamos com o pessoal do Receptivo São Bartolomeu pra nos ajudar a escolher o roteiro que fazia mais sentido pra gente. Optamos por um dos passeios mais tradicionais de lá, que soma a natureza e a história: a trilha até a Cachoeira da Norata e um tour guiado pela cidade e suas tradições. Ele dura 6 horas, mais ou menos, e o valor é pago pela diária do guia, sendo R$180,00 para grupos de até 10 pessoas, e, olha, vale muito a pena!

dica #aquipertin: o Chumbinho, nosso guia, deu uma verdadeira aula de história e biologia pra gente, sem contar que é uma excelente companhia pra passar o dia. Sempre que possível, escolhemos conhecer os locais que vamos com guias locais, a gente volta com uma bagagem cultural imensa!

Cachoeira da Norata

Para chegar, é necessário percorrer uma trilha de 5 km, partindo da rua principal, que pode ser feita a pé, de bicicleta ou de carro. Apesar da distância é um trecho muito tranquilo, sem inclinação e que leva em torno de 60 minutos de caminhada. O curioso desta cachoeira é que ela não tem poço para banho, mas a queda de 47 metros é mais que suficiente para se refrescar em dias de calor. 

Ela não tem nenhuma restrição de horário e nem cobra entrada, já que está em uma área aberta, mas leve sempre o bom senso com você quando for visitar uma cachoeira, viu? Mesmo que não tenha ninguém vigiando, respeite a natureza, recolha seu lixo e evite o consumo de álcool em excesso. 

Passeio pelo distrito e suas tradições

Após a caminhada até a cachoeira e o almoço – que vamos falar daqui a pouco – , seguimos o nosso passeio pelas ruas de São Bartolomeu e conhecemos mais da história do distrito. Além de saber mais sobre tradição religiosa, vista nos oratórios fixados nas fachadas das casas e nas igrejas Matriz de São Bartolomeu e Igreja Nossa Senhora das Mercês, conhecemos também as prainhas do Rio das Velhas.

Por ser um distrito que faz margem com o tradicional rio mineiro, um dos passatempos é aproveitar um banho de rio das prainhas que se formam ao longo do caminho. O acesso é super fácil e plano. Para quem não gosta de cachoeira, pode ser uma ótima opção de curtir o dia e aproveitar para se refrescar com a família. 

Os doces de São Bartolomeu

A terceira parte do passeio merece um capítulo à parte. Isso porque o ‘Saber Fazer’ dos doces de São Bartolomeu foi registrado em Ouro Preto como Patrimônio Cultural Imaterial e se mantém vivo por séculos na região. A tradição na produção dos doces passa de geração em geração no distrito, com destaque para os doces provenientes das frutas da região, como a goiaba.  E, que goiabada boa, viu? Nuh!

No passeio pela cidade, conhecemos duas produções famosas: a da Vovó Pia, onde pudemos visitar a fábrica, e do Edutijolo, produzido pelo senhor Vicente, que tem uma lojinha na rua principal do distrito. 

Onde comer em São Bartolomeu

São Bartolomeu é um distrito bem pequeno, então, a gama de opções de alimentação não é tão grande, e isso é uma preocupação geral por lá. Porém, duas paradas são obrigatórias quando se fala em alimentação: o bar Trilhas das Gerais e o Bar do Seu Nonô. 

Trilhas das Gerais é o ponto principal para refeições na cidade. Além de estar localizado na rua principal, ele tem uma decoração muito charmosa, uma playlist de MPB da melhor qualidade e é comandado pelo Fred e pela Nayara, que são pessoas ótimas de bater um papo. As mesas ficam na parte interna e também na rua em frente ao local. Da cozinha saem porções e refeições completas, com destaque para a tilápia que é o mais vendido na casa, a porção de iscas de tilápia (500g) com molho branco sai por R$ 40,00. 

Créditos da imagem: Yaya Souza e Tiago Braga: Bar Trilhas das Gerais

Independente de você já ter comido muito em São Bartolomeu, você tem que ir comer o bolinho de bacalhau do Seu Nonô! É quase um atrativo turístico. A vendinha é muito simples, fica na rua principal e a receita é tradição de família. Muuuuito boa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade