12 de maio de 2024 16:58

Executiva do PT se reúne com vereadores do PV para dialogar sobre a Federação em Lafaiete

O objetivo do encontro foi estreitar relações e consolidar a Federação PT, PV e PC do B em Lafaiete, inclusive com vistas às eleições municipais de 2024.


Conselheiro Lafaiete, 1° de junho de 2023 – PT Lafaiete realizou ontem (31/05), em sua sede, uma reunião preliminar com os vereadores do PV, com o objetivo de estreitar as relações, afinar o discurso e amadurecer as convergências em torno da Federação Nacional. Compareceram membros da Executiva do PT Lafaiete, coordenada pelo seu presidente, Álvaro Fernando, e a vereadora Damires Rinarlly (PV). Também marcou presença o vereador Pedro Américo, o Pedrinho do PT. Os vereadores Professor Eustáquio e Professor Oswaldo Barbosa, do PV, também foram convidados, mas não puderam comparecer neste momento.

Para o PT Lafaiete, consolidar a Federação com o PV e o PC do B no município é uma das prioridades, visto que isto está definido no estatuto aprovado nacionalmente (em 2022) pelas direções destes partidos, tendo validade nos níveis federal, estadual e também municipal. Na prática significa que os três partidos devem atuar como um só partido, defendendo pautas comuns, convergindo ações e compartilhando lutas. Na Câmara de Lafaiete, por exemplo, os quatro vereadores do PT e PV devem agir como uma bancada, votando juntos. Daí a importância desta primeira reunião da Federação em Lafaiete, para reforçar sua natureza de esquerda, progressista, inclusiva, popular e de defesa dos interesses nacionais.

A Executiva Municipal do PT e os vereadores Pedrinho e Damires já acertaram, a partir de agora, a realização de reuniões mensais da Federação, convite estendido à Executiva e demais vereadores do PV.

Sobre a Federação

A Federação PT, PV e PC do B foi estabelecida em 2022, no ensejo da campanha presidencial que elegeu Lula. Definidas pela Lei 14.208/2021, as “Federações Partidárias” são instituídas quando dois ou mais partidos se reúnem sob um estatuto comum, registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Óbvio que os partidos unidos em uma federação devem possuir afinidades ideológicas, pois passam a atuar como uma única agremiação partidária, num período de quatro anos.

As Federações Partidárias são válidas para as eleições proporcionais e majoritárias. Em Lafaiete isto significa que PT, PV e PC do B podem lançar apenas um(a) candidato(a) à prefeitura, além de compartilharem uma mesma chapa de candidato(as) a vereador(a). Nesse sentido é muito importante estreitar os laços e construir uma alternativa progressista e de esquerda para Lafaiete.

O PT Lafaiete defende, no âmbito da Federação Municipal, sua posição de apoio total ao governo Lula, oposição ao prefeito Mário Marcus e rejeição de qualquer aliança com elementos bolsonaristas e demais da extrema-direita.A próxima reunião da Federação PT, PV e PC do B está prevista para a segunda semana de junho.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade