27 de abril de 2024 17:50

Vem aí mais um novo feriado em homenagem a beata que foi assassinada brutalmente

Ponto facultativo ficará a critério das instituições; data celebra vida de moradora da cidade, adepta a fé católica, que foi assassinada brutalmente

A cidade de Barbacena (MG) no Campo das Vertentes, irá homenagear a Beata e Serva de Deus Isabel Cristina todos os dias 1º de setembro. A data passa a ser feriado municipal e fica a critério das instituições a definição do ponto facultativo. É o que determina a Lei nº 5.217 publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (5). 

O dia 1º de setembro memora a data do assassinato de Isabel Cristina (veja história abaixo). Com a entrada do feriado no calendário de Barbacena, a prefeitura irá organizar eventos católicos para homenagear a beata. A parceria com iniciativas privadas para organização das atividades também é incentivada. 

Quem foi Isabel Cristina? 

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. A menina era conhecida por cultivar os valores católicos e ter uma relação próxima com a família. 

Na juventude, decidiu que queria se tornar pediatra para cuidar da saúde de crianças vulneráveis. Por isso, aos 20 anos se mudou para Juiz de Fora, a cerca de 1h de distância da casa dos pais, para fazer curso pré-vestibular. 

Mas, na nova moradia, no dia 1º de setembro de 1982, Isabel foi golpeada na cabeça com uma cadeira, amordaçada, teve suas roupas rasgadas e foi morta a facadas por um homem que havia contratado para montar um roupeiro. O crime causou grande comoção em Barbacena. Pessoas próximas da jovem disseram saber que, para ela, o que importava era a salvação da alma. 

Em 2001, Isabel Cristina recebeu o título de Serva de Deus após uma série de documentos atestarem uma vida virtuosa. Quase duas décadas depois, em 2022, o Papa Francisco autorizou a promulgação de decreto que reconhecia oficialmente o martírio da beata. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade