27 de abril de 2024 13:44

Secretários trocam experiência com organizadores do maior festival gastonômico de Minas

O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Circuito Villas e Fazendas Rafael Lana, o secretário de Planejamento Daniel Coelho e o assessor Leonardo Lamounier estiveram representando o Prefeito Mário Marcus no XV Festival de Gastronomia Rural em Itapecerica, MG. Durante o evento, encontraram-se com o prefeito Wirley Reis, conhecido como Têko, para compartilhar conhecimentos sobre turismo gastronômico e desenvolvimento rural, promovendo um momento de aprendizado e aproximação entre os gestores municipais.
O tradicional Festival, em sua 15ª edição, reuniu amantes da gastronomia rural e valorizou os sabores autênticos do campo. Os representantes da prefeitura experimentaram pratos típicos da região preparados com ingredientes locais ao percorrerem as barracas e espaços do evento.
O secretário Rafael Lana ressaltou a importância do encontro para fortalecer parcerias e o intercâmbio de boas práticas, visando a valorização da gastronomia rural e o impulso ao turismo nas regiões. Ele elogiou as iniciativas de Itapecerica para impulsionar o turismo gastronômico e expressou o desejo de levar essas inspirações para o Circuito Villas e Fazendas, buscando aprimorá-lo ainda mais.


O secretário de Planejamento, Daniel Coelho, destacou a importância da troca de conhecimentos entre os gestores municipais e ressaltou o potencial econômico da gastronomia, que deve ser explorado de forma sustentável, valorizando a cultura local. Ele também mencionou o potencial turístico da região e a necessidade de fortalecer parcerias com outros municípios para impulsionar o turismo gastronômico e valorizar a culinária rural.
O Festival, realizado entre os dias 8 e 11 de junho, contou com várias barracas e tendas oferecendo uma variedade de pratos locais, doces e quitandas da região, além de apresentações culinárias e atrações musicais.

O Festival

O Festival de Gastronomia Rural foi promovido na Praça Dom José Medeiros Leite e adjacências, no Centro de Itapecerica, e oferece ao público e aos comerciantes estrutura e organização de primeira qualidade. A festa oferece o melhor da autêntica culinária da roça mineira, a estrela principal do evento, com mais de 50 pratos diferentes da típica gastronomia rural local, entre eles, doces, quitandas, cervejas artesanais e cachaças, apresentações culinárias efetuadas por chefs, além de alimentos de agricultura familiar e artesanato local.

A festa foi embalada por muita música caipira, com diversas atrações musicais. Tudo acontece em um ambiente temático cuidadosamente decorado, para que os participantes se sintam, de fato, na zona rural.

Mais uma vez, o tradicional evento, sucesso de público e de crítica e aperfeiçoado a cada ano, deverá atrair milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões. O festival é um importante fomentador do turismo e da economia de Itapecerica, gerando emprego e renda, aquecendo o comércio e a prestação de serviços no município.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade