27 de abril de 2024 19:34

Cidade dormitório?: distritos industriais podem atrair investimentos de R$585 milhões e expectativa de 2 mil empregos

Alcunhada de “Cidade dormitório”, em referência de que município somente recebe em alojamentos e moradia os trabalhadores das grandes siderúrgicas e mineradoras do Alto Paraopeba, na região central de Minas, Conselheiro Lafaiete busca seu protagonismo econômico em meio a aportes milionários na atração de investimentos.

E a cidade aposta no seu distrito industrial II, uma área de mais de 600 mil m². O terreno valioso e estratégico fica às margens da BR 040, perto do Bairro Paulo VI, que aos poucos começa a sair do papel e se transformar em um garimpo de empresa capaz de atrair investidores e impulsionar o crescimento econômico.

Para dar este salto de independência, a prefeitura abriu o edital de processo licitatório referente a 2° Etapa da concessão de direito de uso de terrenos localizados no Distrito Industrial II, e foi publicado nessa quinta-feira, 15/06, exclusivamente para implantação de atividades empresariais de indústria, comércio e serviços.

A 2ª° fase do projeto tem como objetivo expandir a infraestrutura e as áreas disponíveis para instalações de empresas. São 22 lotes disponíveis, com áreas de até 79.527,70 m². O Processo Licitatório é o de nº 039/2023, será na modalidade de concorrência pública, conforme estabelecido pela legislação vigente.

Empresas interessadas em participar deverão apresentar a documentação exigida no edital, no dia 03 de agosto de 2023 a partir das 09:30, no Solar Barão do Suaçuí, situado na Rua Barão do Suassuí, n° 106, Bairro Boa Vista, Conselheiro Lafaiete.

Nova Gerdau

A chegada de grandes investimentos em diversas cidades da região deixa o lafaietense a perguntar: “ e Lafaiete, nada?”. Porém a instalação mais de uma dezena de empresas que podem se transformar em uma “nova Gerdau” para Lafaiete.

Na primeira etapa do distrito industrial, foram cedidos 22 áreas, totalizando mais de 120.000 m², com o objetivo de promover a expansão de negócios e atrair novos empreendimentos para a cidade. A previsão é que em um horizonte de até 6 anos, os dois distritos industriais estejam em pleno funcionamento com a geração de 2 mil empregos e captação total de mais de R$585 milhões.

Primeira etapa

As empresas que já demonstraram interesse são as seguintes: Adventure Comércio Ltda; Neon Prestação de Serviços Elétricos e Instrumentação Ltda; Realpharma Distribuidora de Medicamentos Ltda; Zap Mármores Eireli; e Zema Metalúrgica Eireli.

Nesse momento, o novo DI foi elencado como um “eixo estratégico de desenvolvimento, considerando a característica do município de cidade polo regional com localização privilegiada sob o aspecto logístico. Assim, uma vez identificada a melhor área, foram enviados esforços buscando a reversão do terreno para o município”, relata.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade