Professor de instituto federal é detido por suspeita de induzir estudantes ao suicídio e instituição apura suposto crime

O Instituto Federal Sudeste – Campus Barbacena divulgou nesta quinta-feira (15/05) uma nota a respeito do professor acusado de incentivar alunos a
cometer suicídio. O caso aconteceu durante uma das aulas de ontem (14/04). O docente, de 48 anos, foi detido pela Polícia Militar (PM), na quarta-feira (14), suspeito de ao auto extermínio. Por se tratar de fato ocorrido no interior de uma instituição federal, ele foi levado para a sede da Polícia Federal (PF), em Juiz de Fora.

Segundo informações do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a PM foi acionada depois que os estudantes relataram que o professor teria os induzido ao suicídio dizendo que eles “Não irão dar em nada” e que seria melhor “Fazerem como a escrivã da Polícia Civil fez dias atrás”. A menção seria à Rafaela Drumond, que se matou na casa dos pais na última sexta-feira (9). O caso da escrivã é investigado pela Polícia Civil.

Para a PM, o professor disse que em momento algum teve a intenção de induzir os alunos ao suicídio e que é “Totalmente contra todo e qualquer ato que fomente ações dessa natureza”.

Na versão apresentada pelo professor, houve um desencontro de opiniões entre ele e os alunos durante a aula. Ainda segundo informações do Reds “o docente chegou a avaliar que a situação poderia ter sido resolvida no âmbito do educandário, mas que não iria se defender acusando nenhum aluno e nem mesmo seria a favor de impedir a expressão dos reclamantes”.

Folha de Barbacena/REPRODUÇÃO

Apuração dos fatos


Em nota, o IF de Barbacena confenou todas ofensas às dignidades humana e que encaminhou as denúncias para aputar de ilícitos administrativos. Se confirmada a conduta ilícita, a instituição imediatamente aplicará as sanções previstas”. Lei nota.

“Diante da denúncia de que estudantes do Campus Barbacena do IF Sudeste MG teriam sofrido incitações ao suicídio e ofensas verbais de um professor em
sala de aula quarta-feira, 14 de junho de 2023, a instituição vem se manifestar a respeito. O Instituto condena todo tipo de ofensa à dignidade de qualquer pessoa,
membro de nossa comunidade ou não, e ratifica a missão de oferecer educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, e, portanto, defende uma educação libertadora e que incentiva o desenvolvimento humano e social.
Até o fechamento desta nota, a instituição trabalhava no encaminhamento da denúncia em questão para a Corregedoria do IF Sudeste MG, setor responsável pela apuração de ilícitos administrativos cometidos por servidores, assegurando o contraditório e a ampla defesa, conforme legislação vigente. Se confirmada a conduta ilícita, a instituição imediatamente aplicará as sanções previstas.
Os setores competentes da instituição já estão se mobilizando para oferecer apoio aos estudantes, familiares e servidores envolvidos. Em âmbito criminal, a instituição está acompanhando as investigações e permanece à disposição para contribuir com as autoridades.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade