O Banco Central anunciou uma novidade que vai facilitar ainda mais o pagamento de serviços. De acordo com a autarquia, o Pix Automático está na fase de especificação e regulamentação. A expectativa é de que o serviço esteja disponível a partir de abril de 2024.
Para simplificar o pagamento de mensalidades e de serviços (como água, luz, telefone, etc), as empresas oferecem algumas opções, como o débito automático e a cobrança na fatura do cartão de crédito. Contudo, esses modelos não estão acessíveis para toda a população.
A operação de débito automático é cara e, geralmente, apenas grandes empresas conseguem firmar acordo com os bancos para receber dessa forma. Além disso, boa parte dos brasileiros não têm acesso a cartões de crédito para fazer pagamento de serviços.
Pix Automático pode ser usado por várias empresas
A diferença entre o Pix Automático e esses outros sistemas de pagamento é que, por ser mais simples, ele vai permitir que empresas de vários tipos e tamanhos passem a oferecer essa opção.
or exemplo, além das fornecedoras de serviços públicos, as escolas, academias, clubes de assinaturas, condomínios e várias outras empresas poderão usar o novo sistema. Nesse caso, a instituição financeira receberá a autorização para fazer um Pix mensal para o negócio.
O interessante é que o Pix Automático vai continuar gratuito para as pessoas físicas. No caso das pessoas jurídicas, os bancos estão autorizados a cobrar uma taxa em relação à operação. Entretanto, a alíquota pode variar entre as instituições.
Como vai funcionar?
Na hora de contratar determinado serviço, o cliente vai expressar a vontade de pagar por Pix Automático. Assim, a empresa vai fornecer um código ou QR Code para que a pessoa autorize o banco a fazer essa transação todos os meses.
Além disso, o cliente pode determinar um valor máximo máximo referente àquela parcela. Da mesma forma, o consumidor poderá cancelar a cobrança automática a qualquer momento.