27 de abril de 2024 04:55

VÍDEO: devotos andam sobre brasas durante festa de São João

Com pés descalços sobre brasas no chão e muita fé, os moradores de comunidade de Mombaça, perto do Alto Maranhão, em Congonhas (MG), celebraram São João. A festa foi realizada durante a noite de sexta para sábado (24). Tradicionalmente, há vários anos, a família segue a tradição de passar na brasa a noite após acender a fogueira. (veja vídeo)

Roberto Conceição Pinto e o filho Roberto Flores Pinto passam pelas brasas incandescentes, em um ritual de oração, acreditando na força do Santo. O pessoal do terço dos homens de Mato Dentro rezaram no Dia de São João.

As celebrações das festas juninas são famosas por totó o país famosas. Bolo de fubá, canjica, pipoca, rapadura, pinhão, quentão são alguns dos componentes do cardápio festivo. No entanto, um símbolo mais quente e luminoso faz a alegria das pessoas e esquenta o ambiente: a fogueira de São João.

Os pequenos pedaços de madeira ainda vermelhos e superaquecidos formam uma fina camada num grande círculo. O ritual  de andar de pés descalços e calça arregaçada sobre as brasas.

A tradição reúne visitantes curiosos que nunca viram o fato diante dos próprios olhos. Há os que fazem questão de assistir a passagem pelas brasas, na madrugada do dia 24 de junho, a cada ano. É uma atração curiosa, comemorativa e se transforma em programa cultural para várias pessoas e famílias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade