27 de abril de 2024 11:40

Charmosa Tiradentes é eleita um dos melhores roteiros turísticos do mundo

Existe um lugar em Minas Gerais que, na visão dos viajantes, oferece uma experiência tão rica quanto uma visita ao museu de Louvre, em Paris, ou ao subterrâneo do Coliseu, em Roma. É o passeio a pé por Tiradentes, no Campo das Vertentes. O roteiro turístico “Walking Tour Becos de Tiradentes” ficou entre as 25 melhores excursões culturais e históricas do mundo. O passeio ficou em 1º lugar na categoria “Melhores experiências gerais” do Brasil e em 4º da América do Sul. 

O ranking foi divulgado pelo TripAdvisor, uma das mais reconhecidas plataformas de viagens, em sua premiação anual Traveller’s Choice Best of the Best 2023 (“Melhor dos melhores na escolha do viajante”, em tradução livre). Como o nome deixa claro, o prêmio é dado para os circuitos mais bem avaliados pelos usuários. 

Tiradentes foi o único representante brasileiro entre os 25 destinos eleitos. Além de Paris e Roma, a cidade mineira aparece na mesma lista que uma excursão particular ao Taj Mahal, em Nova Délhi, e o passeio a pé em Florença, na Itália. 

Fotos: CORREIO DE MINAS

O roteiro 

Qualificado como 5 estrelas no TripAdvisor, o roteiro “Walking Tour Becos de Tiradentes” tem mais de 610 avaliações, todas classificadas como ‘excelente’. A caminhada, que dura cerca de 2h30, promove uma imersão histórico-cultural pelo percurso dos becos, bosques e principais igrejas da cidade, integrante do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes.  

E tem mais 

O passeio a pé pelas ruas de Tiradentes é apenas um dos inúmeros roteiros disponíveis. A cidade recebe cerca de 280 mil turistas por ano. Motivos não faltam para atrair tantos visitantes: a cidade mineira tem mais de 15 bens históricos tombados, oito registros de bens culturais imateriais, além das belas paisagens naturais, com montanhas, cachoeiras, rios e lagos no entorno. 

Quem quiser apreciar os patrimônios históricos da cidade pode realizar passeios como “Minas Gerais do Ouro e Barroco”, “Desvendando os segredos e riquezas da Estrada Real” e “Mineiridade – Nossa história”. Os que desejarem desfrutar da cozinha mineira podem realizar a rota do queijo ou fazer um tour pela gastronomia de Tiradentes. 

Já os amantes da natureza têm como opções passeios como o da rota das águas verdes, no vale do Rio Elvas, onde encontram-se belos córregos, cachoeiras e lagos. Outra alternativa mais radical é a rota das estações, que oferece trilhas de bike em grupos.  

Turismo mineiro é líder nacional 

O destaque de Tiradentes é um reflexo da liderança mineira no turismo nacional. Minas Gerais é o estado com maior crescimento das atividades turísticas, obtendo 24,3% de variação do volume, segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do IBGE. A taxa é 13,2% acima da média brasileira, que ficou em 11,1%, em 2023. A receita obtida pelo turismo em Minas também aumentou acima da média nacional, com alta de 34,9% contra 30,1% na média do Brasil.  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade