28 de abril de 2024 06:36

USP anuncia abertura de 1500 vagas em cursos online gratuitos na área da saúde

A USP está com milhares de vagas em cursos gratuitos online com foco na área da saúde. As inscrições podem ser realizadas até o final do mês de julho.

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a abertura de inscrições para dois cursos gratuitos, um deles é virtual. No total, a instituição disponibiliza 1.500 vagas. As oportunidades são para a formação em Ambientes Clínicos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), onde estão sendo abertas 500 vagas, e para o curso sobre Prevenção ao Consumo de Álcool na Atenção Básica à Saúde, onde a USP oferece 1000 vagas.

Saiba mais sobre os cursos gratuitos online da USP

O curso de Biossegurança em Ambientes Clínicos é voltado à pessoas que possuem vínculo atual com a FORP-USP e tem como foco principal capacitar docentes, estudantes de graduação e pós-graduação), servidores e outros pesquisadores que atuam em ambiente clínico na FORP aos novos protocolos de Biossegurança.

O curso está previsto para ser ministrado entre os dias 30 de julho a 16 de agosto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de julho.

Já o curso online de Prevenção ao Consumo de Álcool na Atenção Básica à Saúde, tem como foco capacitar os profissionais da saúde para encontrar, abordar e evitar o uso abusivo de álcool, incentivando o diagnóstico precoce e a intervenção breve. 

Ao final do curso da USP, os alunos estarão prontos para compreenderem o problema do consumo nocivo, desmistificar tabus ligados ao abuso do álcool, entre outros. O curso está previsto para ser ministrado durante os dias 26 de julho até 30 de agosto e as inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de julho.

Realize a sua inscrição nos cursos gratuitos online da USP

Aqueles que tiverem interesse em se inscrever nos cursos gratuitos devem selecionar os links fornecidos acima e preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados. É essencial fornecer todos os dados corretamente e completos para facilitar a análise do pedido de matrícula.

A equipe responsável pela análise verificará se todos os dados fornecidos estão corretos. Vale lembrar que a liberação da matrícula está sujeita à análise dos formulários de inscrição e à disponibilidade de vagas no curso. Desta forma, mesmo após o envio do formulário é necessário aguardar a confirmação da matrícula por parte da instituição responsável.

É importante lembrar que, para ser aprovado nos cursos gratuitos, os estudantes devem alcançar uma frequência mínima de 75%, ou seja, é necessário participar regularmente das atividades propostas, acompanhar o conteúdo e interagir com os demais participantes ao longo do curso. O ambiente virtual será enviado por e-mail para os participantes após a validação da matrícula, juntamente com as instruções de como usar a plataforma.

USP está com novas oportunidades em 2023

Além destes cursos gratuitos online, a USP já disponibilizou outras oportunidades recentemente e planeja oferecer outros cursos gratuitos ainda este ano. Como é o caso dos cursos gratuitos online para mulheres: Meninas Programadoras e Astrominas 2023.

Em sua 20ª turma, o curso Meninas Programadoras já formou mais de 600 alunas no Brasil a fora. O curso tem como foco aquelas que já concluíram ou estão cursando o ensino médio, e se identificam como gênero feminino ou não binário.

As aulas serão ministradas todos os sábados das 14h às 17h e a próxima turma começa em 24 de junho e deve terminar em 22 de julho.

Em 2023, o curso Astrominas deve disponibilizar cerca de 600 vagas para mulheres gratuitamente. Nesta formação, as próprias alunas é quem criam a rotina de aula, sendo atividades assíncronas. As interessadas em se inscrever devem se identificar com o gênero feminino, ter entre 14 e 17 anos completos até 30 de junho e estar matriculadas em uma escola de educação básica.

FONTE CLOCK PETROLEO E GAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade