1 de maio de 2024 17:10

Um item de cama tem mais bactérias do que um assento de vaso sanitário, segundo novo estudo

Cientistas nos deram um toque, revelando a chocante verdade sobre as bactérias em nossas fronhas. Diga adeus aos dias de ignorância sobre o que acontece em nossas camas enquanto dormimos.

Imagine isso: sua fronha, sua zona de conforto, seu santuário suave, abrigando 17.000 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário uma semana após o uso. Sim, você leu certo. A pesquisa inovadora da Amerisleep descobriu que nossos lençóis também não são inocentes. Com uma semana de uso, eles hospedam incríveis 25.000 vezes mais bactérias do que uma maçaneta de banheiro. Caramba!

De onde vem as bactérias na fronha e lençóis

Agora, vamos conhecer os culpados. A pesquisa identificou quatro cepas principais de bactérias que adoram fazer a festa na sua fronha e lençol. A mais popular (mais de 41%) são as hastes gram-negativas, famosas por causar infecções como pneumonia. E o pior: a maioria das hastes gram-negativas tem uma habilidade especial para resistir a antibióticos, segundo o CDC. Bacilos e hastes gram-positivas foram os outros dois penetras. Enquanto os bacilos podem causar intoxicação alimentar, as hastes gram-positivas são geralmente inofensivas.

Para piorar, o estudo também descobriu que as fronhas têm mais bactérias do que os lençóis. É um balde de água fria, considerando que é onde descansamos nossas cabeças. Então, nosso encontro noturno com nossos travesseiros pode ser um foco de bactérias.

Embora essas revelações desconcertantes possam fazer você se contorcer, é crucial lembrar que nem todas as bactérias são prejudiciais. Mas, você não dormiria melhor sabendo que pode fazer algo para minimizar a festa bacteriana acontecendo em sua cama?

Quando trocar as fronhas e lençóis

Seja proativo em relação à sua higiene na hora de dormir. O estudo recomenda lavar as fronhas e os lençóis pelo menos semanalmente. Se você for para a cama com maquiagem ou depois de um dia suado, precisará lavá-los com mais frequência. As fronhas são mais fáceis de trocar do que os lençóis, então considere mudá-las a cada poucos dias (uma vez por semana, no mínimo).

Além disso, se seu trabalho ou atividades diárias te deixam sujo, faça do banho noturno seu ritual. É uma maneira infalível de minimizar as bactérias que você leva para a cama, garantindo que você durma em um ambiente mais limpo. Então, da próxima vez que pensar em pular uma lavagem de lençol ou fronha, lembre-se, uma cama limpa é uma cama dos sonhos.

FOTNE MISTERIOS DO MUNDO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade