A região de Janaúba, no Norte de Minas, acaba de ganhar a maior usina de produção de energia solar do Brasil e uma das maiores da América Latina. O Complexo Solar de Janaúba tem capacidade de geração de 1,2 GWp, suficientes para abastecer 1,8 milhão de residências. O empreendimento é avaliado em R$ 4 bilhões e foi construído pela Elera Renováveis.
São 20 parques solares, totalizando 2,2 milhões de células fotovoltaicas, que ocupam uma área de 3.069 hectares, o que equivale a cerca de 4,3 mil campos de futebol.
Janaúba foi escolhida para receber o parque solar pelos elevados índices de irradiação, pouca nebulosidade e por ser considerada uma das melhores regiões para a geração de energia solar no país.
Segundo a Enera, as obras geraram cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 70% da mão de obra formada por moradores locais. O Complexo Solar de Janaúba também tem apoiado iniciativas sociais e ambientais na região, como a reforma da praça do distrito de Quem-Quem, principal espaço de lazer da comunidade; instalação de dessalinizador para melhoria da potabilidade da água no local; e lançamento do programa de capacitação de mão de obra feminina para as mulheres da região.Publicidade
A estimativa da empresa é que o parque solar de Janaúba ajude a reduzir em 4,3 milhões de toneladas a emissão de CO² na atmosfera.
(*) Com Agência Minas.