27 de abril de 2024 16:19

De Lafaiete (MG) para o Brasil: 900 unidades até 2026: Jah Açaí investe R$ 200 milhões em projeto de expansão

A rede de franquias Jah Açaí inaugurou sua 100ª loja no ano passado. O faturamento da lojas com o conceito de açaí self-service e das duas fábricas da marca foi de 83 milhões de reais. A expectativa para esse ano é crescer cerca de 75% e chegar em 145 milhões de reais. Hoje, a rede já conta com 130 unidades.

Mais do que engordar os resultados no curto prazo, os sócios Diego Dutra, Caio Castro (sim, o ator) e Rafael Corte se sentem prontos para pisar no acelerador. Até 2026, 200 milhões de reais vão ser investidos na estruturação de nove rotas de expansão partido de São Paulo e de Belo Horizonte. O resultado: 900 unidades em todo o Brasil.

Como o Jah Açaí foi criado

Em 2008, o Jah Açaí inaugurou sua primeira unidade em Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. O fundador Diego Dutra queria oferecer um “açaí turbinado” em que os clientes pudessem se servir e acrescentar vários toppings. O modelo fez sucesso e outras unidades foram inauguradas no estado.

Em 2016, primeira unidade franqueada foi inaugurada em Belo Horizonte. A entrada no franchising aconteceu junto com a chegada do sócio Rafael Costa. Nos anos seguintes a rede ultrapassou as fronteiras mineiras com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Em 2019, foi inaugurada a segunda unidade fabril, em Sorocaba, interior de São Paulo, para melhor atender os novos franqueados. Atualmente, a marca está presente em 12 estados do país.

Diego Dutra, Caio Castro e Rafael Corte, sócios do Jah Açaí (Divulgação/Divulgação)

Muito mais do que açaí

Apesar do nome, o Jah vai além do açaí nas maquinas de self-service. A venda incremental de sorvetes e picolés próprios também fazem diferença no resultado das unidades. Atualmente, o açaí representa apenas 35% das vendas.

Boa parte do crescimento estimado da rede está atrelado a entrada no varejo com açaí e sorvete em pote. O projeto começou a engatinhar no ano passado, quando os novos produtos passaram a ser vendidos nas franquias. Hoje, o açaí e sorvete em pote já representa 10% das vendas nas lojas e no e-commerce.

A expectativa é entrar nos supermercados no segundo semestre. Para facilitar a distribuição dos produtos, as franquias serão usadas como pequenos centros de distribuição.

Novo modelo de loja do Jah Açaí

Na 30ª edição da ABF Franchising Expo, a marca de açaí, sorvetes e picolés realizou o lançamento do seu novo modelo de negócio, o Store in Store. Com investimento inicial de R$ 85 mil, o novo canal de vendas permite que empreendedores aumentem suas atividades e rentabilidade através da otimização de espaços ociosos no estabelecimento.

“Este novo formato foi pensado para um outro tipo de franqueado, aquele que já é empreendedor, tem o seu comércio, mas que deseja ter em seu ponto de venda um diferencial com um custo-benefício interessante”, diz Rafael Corte, fundador do Jah Franchising.

O novo canal de vendas atrai novos públicos, o que influencia diretamente para o aumento de receita, fidelização de clientes e recorrência”. Em formato self service, o modelo conta com totens de autoatendimento para pedidos ou utilização do caixa do próprio estabelecimento, reduzindo ainda mais os custos. (Revista Exame)

Jah Açaí anuncia modelo de franquia Store in Store (Divulgação/Divulgação)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade