Os golpes envolvendo a atualização do Google Maps têm se tornado cada vez mais frequentes. Esses golpistas se passam por funcionários da Google e oferecem atualizações para os mapas das empresas, alegando que isso melhorará a visibilidade e o desempenho delas no mecanismo de busca.
No entanto, essas atualizações não passam de golpes, e as empresas acabam sendo cobradas por valores exorbitantes e ameaçadas com o protesto do CNPJ.
A Google nunca envia e-mails não solicitados pedindo informações pessoais, como senhas ou informações bancárias. Além disso, nunca pede dinheiro ou informações de pagamento por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outras redes sociais.
Outro golpe antigo que retornou foi o das “páginas amarelas”. A lista telefônica antiga destinava uma parte especial para as propagandas chamadas de páginas amarelas.
Para alertar os associados e os comerciantes, o setor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL dá dicas de como se proteger do golpe.
Passos cautelosos que se deve observar:
- Conferir todos os dados pessoais;
- Analisar os dados do credor;
- Não fazer o pagamento de forma imediata e precipitada;
- Não passar informações por telefone ou mensagens;
- Ligar ou ir pessoalmente até a instituição, loja e banco.
Em caso de percepção de golpe:
- Fazer boletim de ocorrência (BO);
- Trocar as senhas de internet para segurança, uma vez que, não sabe como seus dados foram acessados;
Caso receba algum documento constando que tem dívida em protesto, ir até o cartório de notas.